PROJETO DE INTERVENÇÃO: PROMOÇÃO DE PRÁTICAS DE HIGIENE NA PRÉ-ESCOLA

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Silvio José Lanza de Oliveira FILHO
Natalia Correa DARCIN
Catarina de Souza NASCIMENTO
Beatriz Sanches RODRIGUES
Catia REZENDE

Resumo

Higiene compreende um conjunto de regras e técnicas relativas à preservação da
saúde do ser humano. A aquisição desses hábitos deve ter início na infância por
meio de condutas que visem a construção do conhecimento e práticas corretas. O
processo saúde-doença de crianças até 5 anos de idade pode ser influenciado pelo
meio em que elas vivem. Este projeto objetivou realizar intervenções no ambiente
pré-escolar, através de práticas higiênicas, detectando o nível de conhecimento dos
50 alunos participantes e promovendo qualidade de vida. Para tanto, o projeto se
dividiu em três etapas: a primeira etapa consistia em detectar as falhas acerca das
práticas de higiene dos participantes; a segunda etapa ocorreu através da ação de
atividades que visavam conscientizar e educar sobre a importância da higiene para
evitar doenças; a terceira etapa identificou o nível de conhecimento adquirido após a
intervenção. Os resultados do presente estudo demonstraram que aproximadamente
72% das crianças avaliadas apresentaram falhas no processo de higienização.
Pode-se concluir que há necessidade de projetos educacionais na população infantil
que incentivem o desenvolvimento de práticas da higiene na infância para que as
condutas sejam perpetuadas ao longo da vida, contribuindo com a qualidade de vida
da população.

Palavras-chave: higiene; qualidade de vida; pré-escolar.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

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