A MATEMÁTICA LÚDICA - UMA REALIDADE QUE TRAZ FRUTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Conteúdo do artigo principal

Lorena Cambauva de ARAUJO
Talita Pereira DIAS
Mariane Garcia de OLIVEIRA
Anderson Bençal INDALÉCIO

Resumo

A matemática é considerada uma matéria importante por estar presente no cotidiano
de todos. Devido a este fato, é necessário trabalhar desde os anos iniciais da
escolaridade, para que durante o processo de desenvolvimento da criança ela possa
adquirir uma visão ampla na disciplina escolar. O presente estudo evidencia por
meio de um relato de experiência o trabalho didático Matematicando: aprendendo
cálculos brincando, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência PIBID/CAPES. Participam do projeto vinte alunos de dez anos de idade,
pertencentes ao quarto ano do ensino fundamental de uma escola municipal de
Votuporanga. O projeto visa à aprendizagem, despertando o interesse na área da
matemática e raciocínio lógico, de modo que possamos investigar como essas
crianças envolvem os números em seu dia-a-dia e identificar o nível de
aprendizagem das mesmas através dos métodos utilizados para desenvolver essa
disciplina. O projeto apresenta atividades que foram desenvolvidas individualmente
ou em grupos, através de diversos conteúdos que envolvam cálculos, utilizando
atividades impressas, dobraduras, recortes e colagens, tabuada, jogos que levaram
os alunos a raciocinar e recursos tecnológicos, de modo que sejam preparadas a
solucionar problemas que envolvam as quatro operações básicas, adquirindo o
hábito de estudar de uma forma prazerosa e que possam registrar esses
conhecimentos no seu cotidiano. Conclui-se que esta matéria é fundamental para o
desenvolvimento do ser humano, pois através dela se torna mais claro compreender
tudo que envolve números, raciocínio lógico e desenvolve uma capacidade maior no
ato de pensar, estimula a descoberta, favorece a autonomia, ajuda na concentração
e motiva-os. Através das atividades aplicadas foi observado que os alunos se
dedicavam no decorrer das aulas, demostrando interesse e maior empenho nos
conteúdos, também apresentaram maior interação e articulação entre eles,
associando a matemática ao seu cotidiano, no qual construíram uma aprendizagem
significativa.


Palavras-chave: Aprendizado. Raciocínio. Lúdico.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS

Referências

HENRIQUE. M. T. A importância do ensino da matemática para os alunos das séries

iniciais do Ensino Fundamental. (Monografia) Universidade do Extremo Sul

Catarinense UNESC, 2004. Disponível em:

<http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/000027/0000278A.pdf>. Acesso em: 19

set. 2016.

MACIEL. M. V. A importância do ensino da matemática na formação do cidadão.

(Monografia) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Campus Uruguaiana. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Disponível em:

<http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/6058>.

Acesso em: 19 set. 2016.

RODRIGUES. L. L. A matemática ensinada na escola e a sua relação com o

cotidiano. Universidade Católica de Brasília, 2010.

Disponível em:

<https://www.ucb.br/sites/100/103/TCC/12005/LucianoLimaRodrigues.pdf >. Acesso

em: 19 set. 2016.

ROSADA. C. M.A. A importância dos jogos na educação matemática no ensino

fundamental. (Monografia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR

Campus Medianeira, 2013. Disponível em:

http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4224/1/MD_EDUMTE_2014_2_1.

pdf >. Acesso em: 19 set. 2016.