A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA

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Tainá Augusto do PRADO
Larissa Castro de ANDRADE
Waldir Perissini JUNIOR

Resumo

Dentre a variedade de recursos disponíveis na internet, que podem ser acessados
livremente (gratuitamente) por qualquer pessoa, encontra-se uma quantidade
considerável de vídeos de experimentos de química. A utilização desses recursos
proporciona ao educador metodologias alternativas e complementares para o
processo de ensino e aprendizagem, em qualquer nível de escolaridade. Sua
utilização no ambiente escolar amplia o contato dos docentes e discentes com
conteúdos experimentais bastante diversificados e, em grande parte, elaborados por
fontes confiáveis como instituições de ensino superior renomadas. Permite, também,
as escolas que não possuem um ambiente adequado para a experimentação, que
possam, mesmo sem que os alunos participem ativamente dos ensaios químicos, ao
menos, visualizar as transformações químicas ocorridas. Nesse trabalho, nós
bolsistas do PIBID-Química-Unifev, sob a orientação da docente supervisora do
PIBID na escola estadual Dr. José Manoel Lobo, propusemos aos alunos da 2ª serie
do ensino médio que se reunissem em pequenos grupos de 3 ou 4 integrantes, para
assistissem alguns vídeos em sala de aula. Na sequencia foi solicitado aos discentes
que escolhessem um experimento relacionado a conteúdos teóricos ministrados
anteriormente, e o reproduzisse na integra, ou de modo adaptado, no laboratório, e
procedesse a gravação em vídeo do mesmo. Após as discussões e preparação da
vídeo-aula, cada grupo de aluno fez a exposição de seu trabalho aos demais
colegas de sala. Foram sete demonstrações diversificadas que proporcionaram
situações impares no cotidiano do ambiente escolar, uma vez que, os jovens
puderam trabalhar em grupo, expressar sua criatividade e dinamismo além de
produzirem um material didático que passará a integrar a videoteca da escola.
Pudemos notar que essa situação demostrada proporcionou um processo de ensino
e aprendizado mais dinâmico e participativo e que descentraliza a responsabilidade
do aprender, das mãos, unicamente, do professor.


Palavras chave: experimentação, ensino de química , vídeo aula

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS

Referências

Acesso em 02/08 - http://www.manualdomundo.com.br/category/experiencias-eexperimentos/

Acesso em 03/08 - http://manualdaquimica.uol.com.br/experimentos-quimica/

Acesso em 03/08 - http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfl0YAD/a-utilizacaoexperimentacao-

formal-alternativa-quimica-no-conteudo-mistura-na-escola-premen

Acesso em 04/08 - http://www.revistas.ufg.br/rir/article/viewFile/26911/19278