AMPLIAÇÃO E REDUÇÃO DE IMAGENS E FIGURAS GEOMÉTRICAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Há determinadas formas que, pela sua dimensão não são habitualmente
representadas no seu verdadeiro tamanho, ou seja, no tamanho real. O projeto de
uma habitação, por exemplo, é quase todo executado por meio de uma planta com
escala reduzida. Nestes caso, a escala é a relação existente entre a dimensão real
do objeto/imagem e a sua dimensão no desenho. Há três tipos de escalas visto que
pode-se ter: ampliação, redução e escala natural. Observando-se a necessidade de
ampliar o conhecimento dos alunos em relação a estes conceitos, foi elaborada uma
proposta com objetivo de trabalhar com os conceitos destacados anteriormente. Em
um primeiro momento a atividade foi realizada individualmente, onde cada aluno
recebeu três imagens para ampliar ou reduzir usando a malha quadriculada. Em um
segundo momento, foram apresentados polígonos regulares e não regulares para
fazer a ampliação ou redução, segundo uma razão. Esta atividade foi realizada no 7º
ano do ensino fundamental, com cerca de quarenta e cinco alunos em cada aula, na
E.E Dr José Manoel Lobo. A aplicação da atividade foi realizada em quatro aulas. Os
alunos desenvolveram a atividade com empolgação, cooperação e compreensão do
conceito. Houve que os alunos estavam confiantes e com determinação na
resolução das atividades propostas.
Palavras-Chave: Lúdico. Ampliação. Redução
Detalhes do artigo
Referências
BIGODE, Antonio José Lopes. Matemática hoje é feita assim. São Paulo: FTD, 2000.
IEZZI, Gelson; DOLCE, Antonio Machado. Matemática e realidade. 5ª ed. São Paulo:
Atual, 2005.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Matemática: caderno do professor, 6ª
série, ensino fundamental. São Paulo: SEE, 2010. v. 3.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Matemática: caderno do aluno, 6ª
série, ensino fundamental. São Paulo: SEE, 2010. v. 3.