AMPLIAÇÃO E REDUÇÃO DE IMAGENS E FIGURAS GEOMÉTRICAS

Conteúdo do artigo principal

Lariani Aparecida dos Santos LEITE
Milena Aparecida Batelo RAMOS

Resumo

Há determinadas formas que, pela sua dimensão não são habitualmente
representadas no seu verdadeiro tamanho, ou seja, no tamanho real. O projeto de
uma habitação, por exemplo, é quase todo executado por meio de uma planta com
escala reduzida. Nestes caso, a escala é a relação existente entre a dimensão real
do objeto/imagem e a sua dimensão no desenho. Há três tipos de escalas visto que
pode-se ter: ampliação, redução e escala natural. Observando-se a necessidade de
ampliar o conhecimento dos alunos em relação a estes conceitos, foi elaborada uma
proposta com objetivo de trabalhar com os conceitos destacados anteriormente. Em
um primeiro momento a atividade foi realizada individualmente, onde cada aluno
recebeu três imagens para ampliar ou reduzir usando a malha quadriculada. Em um
segundo momento, foram apresentados polígonos regulares e não regulares para
fazer a ampliação ou redução, segundo uma razão. Esta atividade foi realizada no 7º
ano do ensino fundamental, com cerca de quarenta e cinco alunos em cada aula, na
E.E Dr José Manoel Lobo. A aplicação da atividade foi realizada em quatro aulas. Os
alunos desenvolveram a atividade com empolgação, cooperação e compreensão do
conceito. Houve que os alunos estavam confiantes e com determinação na
resolução das atividades propostas.

Palavras-Chave: Lúdico. Ampliação. Redução

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS

Referências

BIGODE, Antonio José Lopes. Matemática hoje é feita assim. São Paulo: FTD, 2000.

IEZZI, Gelson; DOLCE, Antonio Machado. Matemática e realidade. 5ª ed. São Paulo:

Atual, 2005.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Matemática: caderno do professor, 6ª

série, ensino fundamental. São Paulo: SEE, 2010. v. 3.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Matemática: caderno do aluno, 6ª

série, ensino fundamental. São Paulo: SEE, 2010. v. 3.