CONJUNTOS, RADICAIS E EQUAÇÕES DO 1º E 2º GRAU: A JUNÇÃO DO LÚDICO COM O EDUCATIVO
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Resumo
Segundo SMOLE (2007) todo jogo por natureza desafia, encanta, traz movimento,
barulho e certa alegria para a sala de aula no qual normalmente entram apenas o
livro, o caderno e o lápis. Essa dimensão não pode ser perdida apenas porque os
jogos envolvem conceitos matemáticos. Pelo contrário, é um fator determinante para
que os alunos se sintam chamados a participar das atividades com mais interesse.
Com esta ideia foi criado e desenvolvido o jogo: Trilha da Liga da Matemática com o
objetivo de fixar o conteúdo, de uma forma interativa e objetiva, a atividade foi
realizada e composta em doze grupos, de dois alunos cada, com um tabuleiro, uma
lista de exercícios e dois marcadores um Xe um O de cores diferentes. Para marcar
a casa desejada era necessário que o jogador acertasse a pergunta que estava
fixada no local. As perguntas contêm expressões algébricas, exercícios envolvendo
radicais e cálculo de áreas de figuras planas. Todas as questões foram projetadas
para que aluno usasse, não somente, seu conhecimento prévio sobre o assunto,
mas sua capacidade de solucionar problemas de maneira rápida e lúdica.
Desenvolvendo assim, sua própria maneira de solucionar as questões. Está
atividade foi realizada no 9º ano B e C, no total de 52 alunos da E.E Dr José Manoel
Lobo. A aplicação da atividade foi realizada em duas aulas. Uma para a resolução
de uma lista de exercícios e outra para a aplicação do jogo. Foi diagnosticado, após
a aplicação da atividade, que foram sanadas muitas dúvidas com referência ao
conteúdo e, também, pode ser visto um aumento na confiança dos alunos com
relação a suas habilidades e competência nas resoluções dos problemas.
Palavras-chave: Matemática. Trilha. Estratégia.
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Referências
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Caderno do Professor: matemática, 9ª
série. São Paulo: SEE, 2014. vol.1.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; CANDIDO, P. Cadernos do Mathema: jogos de
matemática de 6º a 9° ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.