DOMINÓ ORGÂNICO

Conteúdo do artigo principal

Isadora Garcia FIORI
Ana Maria BERALDO
Waldir Perissini JUNIOR

Resumo

Observa-se, nas literaturas recentes sobre o ensino de química em nível médio, uma
crescente preocupação no desenvolvimento de novas metodologias que possam ser
utilizadas para complementar os conteúdos transmitidos na teoria em sala de aula. A
utilização de jogos é uma dessas metodologias alternativas uma vez que desperta
no jovem do ensino médio maior interesse e participação no processo de ensino
aprendizado. Sendo assim, foi desenvolvido um jogo de dominó, denominado
Dominó Orgânico. Esse jogo segue as mesmas regras de um jogo de dominó
tradicional e tem como objetivo reforçar o estudo de alguns conceitos da química dos
compostos do elemento carbono, a química orgânica. Em resumo, nesse jogo são
trabalhados os conceitos de funções orgânicas e suas nomenclaturas. Foram
confeccionadas vinte e oito peças (28), como no próprio jogo de dominó tradicional,
e escolhidas algumas moléculas orgânicas para que fossem associadas ao seus
respectivos nomes. As peças, cada uma delas com uma fórmula química e outra
com seu respectivo nome, foram desenvolvidas no computador e depois impressas e
plastificadas para o uso em sala de aula. O jogo foi aplicado, até o momento, em
duas salas de aula da terceira serie do ensino médio da escola estadual Uzenir
Coelho Zeitune, no municio de Votuporanga como parte das atividades dos bolsistas
do PIBID-Química-Unifev. O cronograma seguido teve a exposição teórica dos
conceitos pelo docente seguido da aplicação do jogo pelos bolsistas com supervisão
do professor. Notou-se a empolgação e curiosidade dos jovens no momento do jogo,
promovendo nos mesmos uma disputa saudável pela vitória. Tanto a docente da
escola parceira quanto nos pudemos observar que a metodologia de ensino
tradicional e expositiva quando aliada a outras metodologias de ensino promovem
maior interatividade e interesse de todos os envolvidos no processo de ensino
aprendizagem proporcionando melhorias significativas no espaço escolar.

Palavras-chave: jogo de dominó, química orgânica, nomenclatura.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS

Referências

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53-11.pdf;

http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/737/559;

http://connepi.ifal.edu.br/ocs/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/171/163;

http://www.unifia.edu.br/projetorevista/artigos/educacao/ed_foco_Jogos%20ludicos%20ensino%20quimica.pdf