EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Conteúdo do artigo principal

Beatriz MOSCARDINI
Milena Aparecida Batelo RAMOS

Resumo

A Resolução de Problemas na Matemática apresenta uma proposta diferenciada de
ensino onde inicialmente o aluno procura resolver um problema utilizando
estratégias que conhece, ou vem desenvolvendo ao longo do processo de formação
do seu conhecimento. Objetiva facilitar o entendimento dos conteúdos apresentados
na disciplina e propiciar ao aluno evidências da importância da matemática no seu
dia-a-dia. É possível perceber que a matemática esta sendo ensinada nas escolas,
muitas vezes, apenas de modo tradicional causando apatia nos alunos com a
matéria. A Resolução de Problemas torna possível um novo método de resolver
questões passadas pelos docentes sem serem tão tecnicistas, estabelecendo um
método de ensino através de transferências e aprimoramentos dos conteúdos já
conhecidos pelos alunos. É uma metodologia bem destacada na matemática já que
quando abordada, vem à cabeça que matemática é a arte de resolver problemas, no
entanto não é uma tarefa fácil para os alunos utilizarem problemas como critério de
aprendizagem em livros ou textos didáticos. Nesse caso é necessário iniciar do
simples e assim chegar ao complexo, já que os problemas complexos passam a ser
visualizados como um conjunto de partes simples formando o todo. Os problemas
são apresentados em diferentes tipos, tais como, problemas de exercícios de
reconhecimento, problemas-processo ou heurísticos, problemas padrão, esses
divididos em problemas-padrão simples e problemas-padrão compostos, problemas
de quebra-cabeça e problemas de aplicação. É necessário dar uma boa base
matemática as pessoas, com o objetivo de formar cidadãos, matematicamente
alfabetizados, que tenham conhecimento para serem capazes de solucionar, de
maneira inteligente, seus problemas financeiros, econômicos, entre outros da vida
diária, usando competências adquiridas ao longo da vida escolar. Para que isso
ocorra, é preciso que o aluno tenha em seu currículo de matemática elementar, a
resolução de problemas, para desenvolver desde cedo a sua capacidade de
enfrentar situações problemas.

Palavras chave: Educação Matemática -Matemática - Resolução de Problemas.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS

Referências

DANTE, L. R. Didática da Resolução de problemas de matemática. 1ª a 5ª séries.

Para estudantes do curso Magistério e professores do 1º grau. 12ª ed. São Paulo:

Ática, 2003.

FLEMMING, D. M.; LUZ, E. F.; MELLO, A. C. C. D. Tendências em Educação

Matemática. 2ª. ed. Santa Catarina: Palhoça: Unisul Virtual, 2005.

MULLER, I. Tendências atuas de Educação Matemática. UNOPAR Científcia,

Ciências Humanas e Educação, Londrina, v. 1, n. 1, p. 133-144, Junho 2000.

ONUCHIC, L. D. L. R. A Resolução de Problemas na educação matemática: onde

estamos? E para onde iremos? Espaço Pedagógico, Passo Fundo, RS, v. 20, p. 88-

, jan./jun. 2013. ISSN 1.