EQUAÇÕES MATEMÁTICAS NA MEMÓRIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A expansão da linguagem das equações sugere uma discussão sobre a importância
do trabalho com a leitura, interpretação de enunciados e transformação das
informações para a linguagem algébrica, através de estratégias para o
desenvolvimento da competência leitora do aluno. Este trabalho inicia-se no 7º ano
do ensino fundamental, com as equações de 1º grau e a resolução de problemas, e
segue nos anos seguintes com situações mais elaboradas. A atividade desenvolvida
permitiu reforçar os conceitos aprendidos em sala de aula, tais como: tradução de
um problema para a linguagem algébrica na forma de uma equação ou sistema
linear com duas variáveis, resolução de sistemas de equações pelo método da
adição e substituição, representação de uma equação com duas incógnitas no plano
cartesiano, análise e discussão das possíveis soluções de um sistema linear e
interpretação gráfica da solução do sistema. A atividade foi realizada no mês de
setembro de 2016 com duração de quatro aulas, no 8º ano de uma escola estadual
de Votuporanga - SP, tendo participado em torno de 29 alunos. Foram
desenvolvidas situações de aprendizagem em sala de aula e no laboratório de
informática, com o software Graphmatica, onde foi observada a representação
geométrica do sistema de equações e sua solução. A atividade teve o objetivo
alcançado, pois o propósito do trabalho foi identificar a dificuldade dos alunos e
trabalhar para que fosse superada. Além disso, foi feita a correção de todos os
exercícios para que os alunos pudessem esclarecer as dúvidas apresentadas. A
estratégia proposta não teve a intenção de explorar profundamente os conceitos
,que serão vistos no ensino médio, porém possibilitou desenvolver no aluno a
compreensão do uso da álgebra na análise e interpretação de problemas com
equações.
Palavras-chave: Sistema Linear; Equação linear; Solução.
Detalhes do artigo
Referências
TOSATTO, Cláudia Miriam; PERACCHI, Edilaine do Pillar F.; ESTEPHAN, Violeta Maria. Ideias e relações. 7ª série. Curitiba: Positivo, 2002.
IEZZI, Gelson; DOLCE, Antonio Machado. Matemática e realidade: 8ª série. 5ª ed. São Paulo: Atual, 2005.
BIGODE, Antonio José Lopes. Matemática hoje é feita assim. São Paulo: FTD, 2000.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Matemática: caderno do professor,
ensino fundamental, 7ª série/8º ano. São Paulo: SEE, 2014. v. 2.