O USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA TORNAR A MATEMÁTICA MAIS FÁCIL E DIVERTIDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Resumo
A matemática constitui uma área de conhecimento muito importante, seja no
contexto educacional ou social. No entanto, tal disciplina é considerada por muitos
alunos como de difícil compreensão e aprendizagem. Assim, estratégias de ensino
podem ser planejadas de uma forma mais atrativa e fácil, favorecendo a
aprendizagem e o interesse pela matéria. No contexto do Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), foi elaborado o projeto Matemática
Fácil e Divertida: Quebrando Tabus que Dificultam a Aprendizagem Escolar, que
buscou modificar o ponto de vista negativo que os alunos têm sobre a matéria de
Matemática e mostrar que ela pode se tornar fácil e prazerosa, quando os conteúdos
são trabalhados de forma lúdica e bem contextualizados. O objetivo deste estudo,
em formato de relato de experiência, é descrever a implantação deste projeto.
Participaram sete crianças dos terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental de uma
escola municipal em Votuporanga. Inicialmente, foi realizada uma sondagem sobre
os conhecimentos prévios dos alunos para avaliar o nível de aprendizagem e as
dificuldades na matéria. A partir dessa sondagem, foram escolhidos recursos a
serem usados para as aulas, como: jogos, atividades lúdicas, passatempos, filmes,
jogos em sites relacionados à educação, atividades matemáticas extraídas de livros
paradidáticos. As atividades eram discutidas com os coordenadores durante
reuniões semanais. No decorrer das atividades, foi possível observar melhora
significativa no desempenho dos alunos, tais como: aquisição de habilidades em
resolver problemáticas, compreensão do que era solicitado nas questões, maior
fluência nas tabuadas e nas operações matemáticas, que anteriormente
demonstravam grande dificuldade. Ainda, alguns alunos da turma participaram das
Olimpíadas de Matemática deste ano. Também se pode perceber um apreço pelo
trabalho em grupo e no relacionamento entre aluno/aluno, aluno/professor e
professor/aluno. O projeto mostrou que, a partir de explicações claras e atividades
prazerosas, os alunos mostraram interesse pela matéria.
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Referências
ARANAO, Ivana V.d.. A matematica atraves de brincadeiras e jogos. 1 ed. [S.L.]:Papirus, 2007.