PROPORCIONALIDADE: A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO POR MEIO ATIVIDADES LÚDICAS

Conteúdo do artigo principal

Driely Gomes do SANTOS
Milena Aparecida Batelo RAMOS

Resumo

O projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) tem
proporcionado à realização de diversas atividades que auxiliam e complementam o
trabalho docente nas aulas de Matemática. Com base em proposta apresentada e
discutida com a professora supervisora do projeto, foi elaborada uma atividade com
objetivo de explorar o conceito de proporcionalidade entre grandezas. O caderno do
professor, da 6ª série do Ensino Fundamental da SECRETARIA DO ESTADO DE
EDUCAÇÃO, destaca que o aluno, após a realização da atividade, será capaz de:
identificar situações em que existe a proporcionalidade entre grandezas; usar a
competência leitora para interpretar problemas de proporcionalidade; resolver
problemas envolvendo a variação proporcional entre grandezas. A atividade
desenvolvida na E.E. Dr. José Manoel Lobo, foi elaborada com base na identificação
das principais dificuldades apresentadas pelos alunos do 7º e 9º anos do ensino
fundamental. No 7° ano foi desenvolvida por meio da análise de tabelas envolvendo
duas grandezas, como por exemplo: quantidade consumida de carne e o preço
pago, área de um quadrado de acordo com a medida do lado e quantidade de
ingredientes em receitas. Já no 9º ano foram através de problemas e gráficos para
análise da existência ou não da proporcionalidade. Nas duas turmas, os alunos
tiveram a oportunidade de reconhecer a proporcionalidade em problemas do
cotidiano. Participaram cerca de trinta e sete alunos em cada turma, e a atividade
teve duração de duas aulas. Os alunos apresentaram dificuldades, que foram
discutidas posteriormente com os bolsistas. As atividades foram corrigidas atribuindo
notas de 0 até 10 e foi feita a correção dos exercícios esclarecendo os erros obtidos.
Destaca-se que para os alunos do 9º ano, foram solicitados exercícios com maior
grau de dificuldade, pois também pretendia-se explorar os conceitos iniciais sobre
função. Os alunos estavam realmente interessados em aprender, e tirar a suas
dúvidas, e os resultados foram satisfatórios.


Palavras-Chave: Grandezas - Proporcionalidade - Reconhecimento

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS

Referências

BIGODE, Antonio José Lopes. Matemática hoje é feita assim. São Paulo: FTD, 2000.

IEZZI, Gelson; DOLCE, Antonio Machado. Matemática e realidade. 5ª ed. São Paulo: Atual, 2005.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Matemática: caderno do professor, 6ª série, ensino fundamental. São Paulo: SEE, 2010. v. 3.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Matemática: caderno do professor, 8ª série, ensino fundamental. São Paulo: SEE, 2010. v. 3.