QUAL MINHA FUNÇÃO?

Conteúdo do artigo principal

Larissa Castro de ANDRADE
Waldir Perissini JUNIOR

Resumo

O jogo "Qual minha função?" tem a proposta de tornar mais agradável a
aprendizagem de nomenclatura das funções orgânicas, suas fórmulas estruturais,
fórmulas moleculares e nomenclatura. Esse jogo é indicado para alunos do terceiro
ano do ensino médio. O jogo tem como objetivo fazer com que os alunos relacionem
nomenclatura aos diversos tipos de funções orgânicas, relacionando seus nomes e
assim formando pares. O sistema do jogo é como o Jogo da memória tradicional
porém há um grupo cartas compostas por funções orgânicas como: hidrocarbonetos,
álcoois, cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, éter, ésteres e um outro grupo de
cartas compostas por nomenclaturas, fórmulas moleculares e estruturais, cada grupo
de cartas possuirá cores diferentes ( azul e vermelho ), o jogo será interligado entre
os dois grupos, quando uma carta azul for virada, o aluno deverá virar uma carta de
cor vermelha, buscando montar pares de cartas com nomenclaturas e estruturas
correspondentes entre si, onde os alunos testarão seus conhecimentos sobre
química e buscarão acertar mais pares de cartas para que possam ser os
vencedores em cada jogada. Tendo assim como objetivo criar uma ponte de
aprendizagem entre o aluno e a química, testando uma parte de suas capacidades,
buscando informações e aprimorando seus conhecimentos de modo que ampliem
sua visão em relação a química.

Palavra-chave: Jogo; Memória; Função Orgânica.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS

Referências

Acesso em: 28 de outubro de 2016: http://escolacoopep.com.br/revista-dacoopep/

pensando-o-ensino/utilizando-jogos-na-sala-de-aula-e-fazendo-calculos

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica - Técnicas e Jogos Pedagógicos. 6ª Ed. _ Rio de Janeiro: Loyola, 2003.

GOLEMAN, Daniel. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. São Paulo: Graffex, 1999.

Acesso em: 28 de outubro de 2016: http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/u00004.htm