RETOMANDO CONCEITOS DE MATEMÁTICA BÁSICA COM OS DISCENTES UNIFEV

Conteúdo do artigo principal

Beatriz MOSCARDINI
Kaynan Ferreira da SILVA
Milena Aparecida Batelo RAMOS

Resumo

O projeto de Nivelamento em Matemática Básica foi desenvolvido pelos alunos do
curso de matemática, bolsistas do PIBID e tem por finalidade ajudar nas dúvidas dos
alunos de engenharia da UNIFEV Cidade Universitária, em Votuporanga/SP. Essas
aulas foram voltadas para diminuir as reprovações dos alunos e também aprofundar
os conhecimentos já concebidos durante seus estudos que geraram várias dúvidas
não sanadas e que podem futuramente prejudicar o educando. Entre as atividades
realizadas temos as resoluções de problemas relacionados com os seguintes
conteúdos, como por exemplo conjunto numérico e operação, matrizes e sistemas
lineares, razão e proporção, funções e inequações, área e volume entre outros. As
aulas são preparadas seguindo o material utilizado por eles em seus estudos, mas
sempre buscando métodos mais eficaz de ensino, visando o maior aproveitamento
em suas disciplinas e aprimorando nos alunos da licenciatura melhores práticas
docentes não só nos conteúdos citados mais em outros aspectos como forma
melhor de ensinar e resolver as atividades, desta forma conseguir resultados
consideráveis, pois a grande maioria dos alunos obtiveram uma nota relativamente
boa em suas avaliações. Pelos dados levantados com relação à aprovação nas
disciplinas que os discentes cursam e informações colhidas entre os discentes, a
maioria conseguiu aprovação, o que comprova a eficácia da atividade que ocorreu
ao longo do semestre letivo.


Palavras Chaves: Nivelamento. Matemática. Aulas.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS

Referências

GIOVANNI, J. R; CASTRUCCI, B.; GIOVANNI JR. J.R.; A conquista da matemática: a + nova. São Paulo: FTD, 2002. (Coleção a conquista da matemática.)

DEMANA, F.D. et al. Pré cálculo.2.ed. São Paulo: Pearson, 2013.

IEZZI, G. et al. Matemática: ciências e aplicações, 1ª serie, ensino médio. 2.ed. São Paulo; atual,2004.