TWISTER QUÍMICO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nos últimos anos uma grande diversidade de metodologias educacionais
alternativas, dentre elas a utilização de jogos educativos, vem auxiliando os métodos
de aprendizagem tradicionais que tem na figura do professor o grande responsável
pelo aprendizado. No cotidiano o jogo denominado Twister, foi muito bem aceito
pelas crianças e adolescentes por ser muito dinâmico e interativo. Em resumo,
nesse jogo, os concorrentes tem que colocar os pés e as mãos em círculos
representados em um tapeto exposto no chão e move-los após acionarem uma
roleta. Aquele que cair no chão está desclassificado. Vence o último a ficar com as
mãos e os pés nos círculos do tapete. Com base esse jogo, desenvolvemos o
Twister Quimico que tem como objetivo auxiliar docentes e discentes no processo de
ensino-aprendizado de alguns conceitos relacionados a química inorgânica. Para a
confecção do jogo utilizou-se um tecido de TNT de quatro metros por quatro metros.
Nele foram pintadas bolas de trinta centímetros de diâmetro com espaçamento de 50
centímetros entre si. Dentro dos círculos foram pintadas fórmulas de compostos
inorgânicos que exemplificassem as funções: ácido, base sal e óxido. Na sequencia
foi confeccionada a roleta a qual contém os nomes das funções químicas, acima
descritas. O jogo tem início com o aluno acionando a roleta e em seguida movendo
um dos pés ou uma das mãos até o círculo que contém a substancia química
determinada na roleta. Para isso é necessário que o aluno saiba correlacionar o
nomes, a função e as formulas dos compostos químicos. O jogo foi aplicado em três
salas da 2ª serie do ensino médio da escola estadual Manoel Lobo, parceira do
PIBID-Quimica-Unifev, e houve a constatação de interesse por parte do alunos e a
grande interatividade entre alunos e docentes.
Palavra-chave: Jogos; Ensino; Compostos Inorgânicos.
Detalhes do artigo
Referências
TRAVALHA, Cleversin Aparecida; CASAGRANDE, Juliana. O lúdico no processo de
alfabetização. In: ROSA, Adriana (Org.). Lúdico & Alfabetização. Curitiba: Juruá,
, p. 75 - 80.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Organização didática da aula: um projeto
colaborativo de ação imediata. In:____. (Org.). A aula: gênese, dimensões, princípios
e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 15 - 42.
Acesso em: 2 de Setembro de 2016
http://familiajogajunto.com.br/regras/images/regras/3092010181224.pdf
Acesso em: 2 de Setembro de 2016
http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/u00004.htm