A WEB 2.0 NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA INTERATIVA COM O PINTEREST

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Bianca Morissugui CARDOSO
Camilo Augusto Giamatei ESTELUTI

Resumo

Este trabalho foi baseado principalmente nos estudos de Paiva (2008) sobre a
tecnologia no sistema de ensino, Lévy (1993) acerca das tecnologias da inteligência,
Rojo (2013) a respeito do conceito de multiletramentos e a necessidade das
instituições de ensino prepararem os alunos para um funcionamento da sociedade
cada vez mais digital e, Coracini (2006) sobre o discurso do professor de línguas em
relação às tecnologias. Tem-se como objetivo mostrar que as redes de
relacionamentos estão presentes na vida dos jovens e podem ser utilizadas como
aliadas no processo de ensino-aprendizagem de forma positiva. Deste modo,
apresenta-se uma proposta de aula utilizando a rede social Pinterest para trabalhar
a língua inglesa e a cultura dos povos que a tem como idioma oficial. Ao longo das
aulas houve a parte teórica, explicando as regras do Simple Present, o tipo textual
descritivo e os gêneros em que se encontra a descrição; apresentação da proposta
de criação de mural pelo Pinterest, demonstrando imagens para ensinar como fazer;
orientações e apresentações dos painéis. Durante a aplicação do projeto, foi
possível notar por meio da participação dos discentes, que houve o interesse tanto
em relação às aulas como em relação ao trabalho final com a rede social Pinterest.
Os alunos aprenderam sobre aspectos culturais de países desconhecidos por eles
de uma forma diferente do que estão habituados, utilizando as TICs. Assim, os
resultados da experiência sugerem que é possível aprender pelo meio virtual,
utilizando as redes sociais. Portanto, este trabalho contribui para mostrar os
benefícios ao fazer o uso da Tecnologias de Informação no ensino de línguas.

Palavras-chave: Linguística Aplicada. Ensino de língua inglesa. Pinterest.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS

Referências

CORACINI, Maria José Rodrigues Faria. Pós-modernidade e novas tecnologias no

discurso do professor de língua. Alfa. São Paulo. V.50. n.1. p.7-21, 2006.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da

informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. O uso da tecnologia no ensino de línguas

estrangeiras: breve retrospectiva histórica. 2008. Disponível em:

<http://www.veramenezes.com/techist.pdf>. Acesso em 04 de maio de 2015.

ROJO, Roxane (Org). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo:

Parábola, 2013.