TV DIGITAL E MIDDLEWARE GINGA

Conteúdo do artigo principal

Rodrigo Cardoso da Cruz SILVA

Resumo

A televisão ainda é um dos principais meios de comunicação e entretenimento, pois,
tem passado por diversas inovações tecnológicas, na sua transmissão,
proporcionando maior qualidade de imagem e som, acessibilidade, e inclusive,
interatividade. Assim como outros meios de comunicação, a televisão está em
processo de substituição de suas plataformas analógicas por tecnologias digitais e
interoperáveis, dando surgimento a TV Digital. Com a TV Digital proporciona maior
definição de som e imagem, maior estabilidade, minimizando interrupções de
transmissão e interferências, e interatividade, possibilitando o acesso a aplicações
como por exemplo menus de programação, enquetes e jogos. Essa interatividade é
possível devido ao fato de que todos os aparelhos produzidos no Brasil a partir de
2013 são compatíveis com o middleware Ginga. Criado no Brasil, o Ginga J é o
responsável pela execução de aplicativos Java, permitindo até mesmo que canais de
TV e usuários enviem sinais através destes aplicativos interativos. Todas as
televisões com o selo DTVi são compatíveis com essas funcionalidades. O objetivo
desta pesquisa é apresentar o middleware Ginga J e a possibilidade de desenvolver
aplicações para TV Digital. No intuito de demonstrar a funcionalidade e
possibilidades de aplicações para TV Digital, foi desenvolvido um aplicativo que
fornece informações de partidas de futebol, como escalações, placares, estatísticas
de jogo entre outras. Para o desenvolvimento do aplicativo, foi utilizada a IDE
Eclipse, bem como o AstroBox para emulação da aplicação Como resultado final, o
aplicativo apresenta ao usuário informações sobre os jogos de futebol.

Palavras-chave: Digital, Ginga, televisão

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS

Referências

<https://www.astrodevnet.com.br/>

<http://www.dtv.org.br/>

<http://www.tvdi.inf.br/>