A ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO COMO FATOR DE CONSOLIDAÇÃO DO EVENTO FESTIVAL LITERÁRIO DE VOTUPORANGA
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Resumo
Este trabalho tem como objetivo destacar os resultados da atuação do jornalista em
uma produção cultural, por meio da análise das suas competências e a aferição do
material divulgado nas mídias. A pesquisa é um estudo sobre a atuação do
profissional de Jornalismo, como assessor de imprensa (ou de comunicação), no
cenário atual da produção cultural em Votuporanga, cidade do interior paulista. A
partir do viés do Jornalismo Cultural, coletou-se dados e imagens, por meio de
leitura, interpretação, participação em projetos e análise de caso, do Festival
Literário de Votuporanga - Fliv, que chega a sua sexta edição em 2016. Esta
produção cultural que nasceu como uma feira de livros, hoje atrai centenas de
milhares de visitantes de todo o Estado com o propósito de apresentar as mais
diversas manifestações em torno da palavra para incentivar a leitura e formar
cidadãos mais conscientes. Portanto, a contação de histórias, as artes cênicas, a
dança, e a roda de conversa integram a programação e que permitem a
aproximação para o universo literário. No presente trabalho compreendeu-se que os
profissionais de Jornalismo, por possuírem um currículo multidisciplinar, foram
fundamentais no processo de inserção do evento nas várias mídias, como forma de
divulgação e consolidação da marca Fliv. O jornalista, ao atuar no mercado de
produção cultural, fortalece sua competência como mediador de informações e de
prestação de serviços, para atender interna e externamente ao assessorado e o
público-alvo deste evento que durante dez dias atrai para Votuporanga mais de
setenta mil visitantes de vinte e cinco cidades da região Noroeste Paulista.
Palavras-chave: Jornalismo. Assessoria. Festival Literário de Votuporanga.
Produção cultural.
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Referências
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e Técnica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
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Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/diretorioacademico/_
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