A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Mariana de Oliveira SILVA
Paula Tamires CASTILHIANO
Anderson Bençal INDALÉCIO

Resumo

O presente estudo evidencia a importância da psicomotricidade na Educação Infantil
e suas contribuições para o desenvolvimento da criança. É provável notarmos que a
causa de problemas de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental está
ligada ao desenvolvimento de elementos psicomotores, assim é necessário que a
criança durante o período pré-escolar desenvolva as estruturas biopsicossociais
necessárias que irão contribuir no processo de aprendizagem da leitura e escrita. As
estruturas básicas são condições mínimas para uma boa aprendizagem e
constituem a estruturação da ação psicomotora. Neste contexto, o objetivo do
projeto didático desenvolvido em uma unidade escolar de Educação Infantil do
município de Votuporanga/SP, e financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência PIBID/CAPES, é conduzir uma prática educativa com foco no
desenvolvimento de atividades relacionadas à psicomotricidade, observando os
benefícios da aplicação didática ao decorrer do ano letivo. Foi desenvolvido um
cronograma com atividades psicomotoras para aplicação junto a uma turma de 12
alunos de 4 anos de idade. No cotidiano escolar os elementos psicomotores
trabalhados nas atividades são: lateralidade, orientação espacial e temporal,
esquema corporal e coordenação motora global e fina. Os resultados observados
até o momento foram positivos em relação à adequação das crianças aos processos
educativos. A pesquisa mostrou-se produtiva com o passar do tempo,
compreendendo atividades de recortes, de identificação de cores, conheceram
números, leitura, dança, atividades relacionados a criatividade, partir dessas
atividades observamos que a cada dia do projeto as crianças foram adquirindo mais
interesse, domínio motor, participação e mais confiança. A realização desta pesquisa
está sendo muito importante para as bolsistas envolvidas pois percebemos que com
este projeto podemos auxiliar as crianças a se conhecerem melhor a si próprias,
proporcionando uma vivencia escolar mais significativa.

Palavras-chaves: Educação Infantil. Desenvolvimento Psicomotor.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da

Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,

LE BOULCH, J. O desenvolvimento psicomotor do nascimento até 6 anos. Porto

Alegre: Artes Médicas, 1985.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da

Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 dez. 1996.

BIAGE, A. de J.;et al., A influência da psicomotricidade no desempenho escolar.

Disponível em:

<http://www.unijales.edu.br/unijales/arquivos/28022012100006_242.pdf> acesso em

junho/2016.