A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DA QUIMICA

Conteúdo do artigo principal

Thayná Campos Thomaz da SILVA
Carla Caires da SILVA
Waldir Perissini JUNIOR

Resumo

Em fevereiro de 2016, iniciou-se o trabalho de organização do laboratório de química
como atividade do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBIDQuímica,
na Escola Estadual Dr. José Manoel Lobo. A organização do ambiente
escolar será efetuada com o objetivo de elaborar e aplicar aulas experimentais,
podendo também realizar a aplicação de aulas de reforço para estudantes
interessados. Especificamente para este trabalho, pretende-se verificar o interesse e
envolvimento dos estudantes nas aulas de química e também se as atividades
desenvolvidas pelas bolsistas do PIBID-Química estão contribuindo na compreensão
dos conteúdos teóricos pelos estudantes. O projeto busca desenvolver e analisar a
importância do ensino de química para os alunos, envolvendo conteúdos teóricos e
práticos. O trabalho analisa o conceito de aulas práticas para os alunos, a aceitação
e as impressões pessoais dos mesmos em relação às aulas. Os resultados
demonstram que os alunos aprovam esse tipo de aula e se sentem motivados
quando a mesma é proposta, principalmente quando elas ocorrem no laboratório,
desse modo, o desenvolvimento das aulas pode ser uma importante ferramenta no
ensino de Química para os alunos. Sendo assim, é possível demonstrar a
importância da utilização de aulas práticas para a melhoria da educação e uma
aprendizagem de qualidade, explorando aspectos da vivência cotidiana da
comunidade escolar. Foram feitas diferentes práticas como: aula prática de vidrarias,
ácido-base, entre outras.

Palavras-chaves: Aulas Práticas, Atividades Experimentais, Ensino de Química.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

ROMANELLI, L. I. O papel mediador do professor no processo de ensinoaprendizagem

do conceito átomo. Revista Química nova na Escola, São Paulo, nº 3,

p. 27 - 31, mai. 1996.

ROMANOWSKI, J. P; MARTINS, P. L. O; JUNQUEIRA, S.R.A.(org). Conhecimento

local e conhecimento universal: a aula, aulas nas ciências naturais e exatas, aula

nas letras e artes. Curitiba: Champagnat, 2004. vol. 4.

SANTOS, W. L. P; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com

a cidadania. Ijuí: Unijuí, 2003. 3. ed.