A INFÂNCIA DA ATUALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES: O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DESSE CONTEXTO

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Matheus Vinicius Rossi BRASILEIRO
Kimberly da Silva MELLO
Denise Ferraz Lima VERONEZI

Resumo

Atualmente vivemos em uma sociedade capitalista em que as crianças assumem um
papel de adulto precocemente, ocorrendo assim um amadurecimento antes do
tempo. Acredita-se que as tecnologias da modernidade têm grande influência na
concepção motora, cognitiva, afetiva e social durante a Infância. Esta pesquisa
bibliográfica aborda sobre a concepção de Infância e seu contexto histórico traçando
de forma breve seu percurso até os dias atuais e trazendo considerações acerca da
influência da tecnologia na formação do indivíduo. Até pouco tempo atrás, as
crianças se relacionavam através de inúmeras brincadeiras, cantigas de roda, que
foram passadas de geração para geração, que para serem realizadas só precisavam
de um lugar disponível, criatividade e disposição, retratando uma infância saudável
onde a vida não se resumia em jogos eletrônicos e uma tela de computador. Nos
dias de hoje a criança possui mais autonomia, e não é mais aquele ser ingênuo,
devido a liberdade de acesso às mídias e aos objetos tecnológicos. É como se
estivéssemos voltando no tempo e transformando-a novamente no adulto em
miniatura, pois na prática elas assistem, escutam, vestem e fazem praticamente o
que um adulto faz. Os objetivos do presente estudo são identificar a situação da
Infância nos dias atuais, a influência da tecnologia diante do desenvolvimento da
criança e o papel do Professor de Educação Física perante este cenário.

Palavras-chave: Infância. Tecnologia. Educação Física, Contemporaneidade.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

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