A INFLUÊNCIA DA MTV BRASIL NA DÉCADA DE 1990/2000. UM ESTUDO SOBRE A PRIMEIRA EMISSORA DE TV BRASILEIRA EXCLUSIVA DE MÚSICA

Conteúdo do artigo principal

Juliana Aparecida Silva IZAIAS
Vera Lucia Guimarães REZENDE

Resumo

O presente projeto de pesquisa em comunicação pretende analisar a influência do
canal de televisão aberta MTV Brasil entre os anos 1990 e 2005. Para isso toma-se
como objeto de estudo vídeos de programas que fizeram parte da programação da
rede durante este período e depoimentos de funcionários e artistas envolvidos com a
emissora. Para entender a percepção desta programação entre o público alvo do
canal na época propõe-se uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo
mediante amostragem a ser definida. A MTV Brasil chegou ao país em outubro de
1990, um formato importado dos canais de televisão americano destinado ao público
jovem de 18 a 30 anos. Foi o primeiro canal brasileiro a veicular programação
própria durante 24 horas, tendo como principal conteúdo videoclipes do rock norteamericano,
em rede aberta de televisão. Este trabalho analisará ainda o impacto da
emissora sobre os ícones da música brasileira que para integrar-se à grade do canal
aderiu ao modelo e a qualidade técnica de videoclipes exigido pelo padrão
americano da emissora. Dessa forma espera-se compreender de que maneira a
programação era percebida como se refletia na formação de opinião de uma
geração de jovens brasileiros, além das mudanças que causou no mundo dos
negócios da televisão e da música.

Palavras chaves: MTV. Música. Televisão.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

LUSVARGHI, Luiza. De MTV a Emetevê. São Paulo: Editora Cultura, 2007.

GOES, Zico. MTV Bota Essa P#@% Pra Funcionar. São Paulo: Panda Books, 2014.

ROEDY, Bill. Negócios no Ritmo da Música: Como a MTV Revolucionou a Indústria

Cultural Com Estratégias Vencedoras de Negócios. Amsterdã : Elseier, 2011.

BRANDINI, Valéria. Panorama Histórico MTV Brasil. In: MARTINS, Rosana;

PEDROSO, Maria Goretti. (org). Admirável Mundo MTV Brasil. São Paulo: Saraiva,