ANÁLISE DA OBRA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE

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Carlos Eduardo Ferreira ALVES
Gustavo Oliveira do NASCIMENTO
Fernando Kleber Ribeiro ANTUNES

Resumo

Saber ouvir e compreender as infinitas possibilidades do processo de ensino-aprendizagem tornou-se uma prática muito questionada na educação contemporânea uma vez que, instigar os educadores ao questionamento próprio de seus métodos de ensino e de avaliação é uma constante na busca de uma melhor qualidade no processo. Procurar observar e avaliar os ouvintes de forma ampla, propondo sempre um diálogo aberto, partindo da premissa da própria experiência de vida. O presente trabalho pretende analisar e discutir a abordagem utilizada por Paulo Freire, em uma das suas obras mais importantes, trabalhando pontos principais e de grande importância como a ética e o desenvolvimento de um ensino aprendizagem mútuo, deixando claro que deve haver amor, compreensão e serenidade pela arte de educar. Pode-se assim utilizar exemplos verídicos e que satisfaçam a necessidade de uma resposta concreta, não de forma objetiva, mais com o leque amplo de curiosidades. A temática central do livro gira em torno de que o professor precisa pensar à sua prática para desenvolver no seu educando a criticidade, sendo essa a tônica elaborada para apresentação de elementos fundamentais na prática docente. Segundo Paulo Freire ``Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende, ensina ao aprender.  Espera-se que haja a compreensão de que educar é mais, do que transmitir conhecimento é na verdade amar sua profissão e criar vínculos harmoniosos com seus alunos. A escola da atualidade se encontra ás voltas com a questão da qualidade de ensino, este problema vem preocupando tanto os segmentos populares quanto os setores dominantes. Esse presente trabalho partirá de uma reflexão sobre a prática em sala de aula, assim como, a importância do conhecimento de causa e o reconhecimento de Paulo Freire como peça fundamental da didática brasileira, amparado pelas leis que regem nossa educação, numa abordagem clara e sistêmica das três obras referenciadas.

Palavras-chave: Possibilidades; Ensino-aprendizagem; Métodos.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.

Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra Graal Grupo Record, 2013.

Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1986.