ANÁLISE SOBRE A VISÃO DE ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE A PRÁTICA DO FUTSAL/FUTEBOL FEMININO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE PAULISTA

Conteúdo do artigo principal

Wallaf Roberto Rosa DUARTE
Anderson Bençal INDALÉCIO

Resumo

No Brasil o futsal e o futebol sempre foram reconhecidos como esportes a serem praticados por homens, e questões culturais reforçaram essa concepção. De maneira geral as meninas no Brasil tem seu primeiro contato com prática do futebol em algum momento de sua vida escolar, diferente dos meninos que já vivenciam os primeiros chutes nos primeiros anos de vida. O objetivo do presente estudo é verificar qual a adesão de adolescentes matriculadas do Ensino Fundamental II em relação à prática do futsal/futebol nas aulas práticas de Educação Física em um município do noroeste paulista. A pesquisa foi realizada na escola E.E. José Florêncio do Amaral, localizada no município de Monções/SP. Foram aplicados dois questionários contendo oitos questões cada, para vinte adolescentes do sexo feminino de 12 a 14 anos de idade de diferentes turmas matriculadas no Ensino Fundamental II. O primeiro questionário foi aplicado para elucidar informações sobre quais os conhecimentos as estudantes detém sobre as modalidades esportivas futsal e futebol feminino. O segundo questionário foi aplicado após aulas ministradas que permeou a realização de uma prática esportiva com as estudantes, e também a exibição do filme Ela é o Cara (DreamWorks, 2006). Os resultados apontaram que: as estudantes admiram o futsal e o futebol, porém não recebem a motivação necessária para sua prática tanto dos professores como dos colegas de turma; não tem hábito de praticar a modalidade na escola, entretanto uma parcela considerável pratica em outros ambientes; normalmente a modalidade que são direcionadas à prática nas aulas é o Voleibol; e acreditam que deve existir maior valorização do futsal/futebol feminino na escola. Conclui-se que as estudantes buscam maior possibilidades de vivência das modalidades na escola, porém ainda há obstáculo que devem ser superados. Neste sentido, sugere-se uma reflexão pelo papel da Educação Física Escolar nesta temática.

Palavras-chave: Esporte. Gênero feminino. Escola. 

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

FARIA JR, A. G. Futebol, questões de gênero e co-educação: algumas considerações didáticas sob enfoque multicultural. Revista de Campo, São Paulo, v. 2, n. 12, p. 17-39, dez. 1995.

FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro. Teoria e Prática da

Educação Física. São Paulo- SP: Editora Scipione, 1992.

DAOLIO, JOCIMAR. Cultura: Educação física e futebol. [S.L.]: Ed.unicamp, 1997,p.23

VOSER, Rogério da Cunha; GIUSTI, João Gilberto. O futsal e a escola: uma perspectiva pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.