ARQUITETURA DO CAFÉ NA REGIÕES NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

Conteúdo do artigo principal

Gessica Danielle QUATROQUE
Fernando Bermejo MENECHELLI

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a história da arquitetura no período do ciclo do café na região de Bebedouro no norte paulista, que teve seu crescimento junto a cidade de Ribeirão Preto; em sua concepção, como ela foi surgindo e a sua importância na região e o patrimônio histórico que marca a região ate os dias atuais. A história da arquitetura da época do café, datada entre 1850 a 1950, instalada pelos barões do café, empregou-se estilos diversos, que até hoje pode ser observado nas edificações tombadas, restauradas e conservadas com a maior influência no Vale do Paraíba onde se deu a expansão para todo o território paulista até o seu declínio. O complexo cafeeiro criou e urbanizou cidades; estruturou a rede urbana paulista, definindo sua hierarquia; possibilitou a formação de um excedente econômico que foi investido na implantação da malha ferroviária paulista e na construção do espaço urbano.Este estudo justifica-se porque a cafeicultura em Bebedouro e no Estado de São Paulo produziu um importante acervo de edifícios que hoje faz parte e ajuda a explicar a sua história. Infelizmente, grande parte destas edificações vem sendo destruída ou descaracterizada ao longo dos anos. Portanto pode-se afirmar que o potencial histórico e cultural do Café é muito rico. Composto por fazendas e casas históricas, estações ferroviárias e além dos atrativos naturais permite vislumbrar planejamento para implementação efetiva da revitalização dos edifícios. É importante salientar que o cuidado, no âmbito da palavra, com o patrimônio e a relação deste com a arquitetura e a revitalização, é alvo de preocupação. São necessários estudos e planejamento para que se possa desenvolver um projeto cuidadoso, que permita a preservação dos atrativos vivos, a memória cultural e o crescimento ordenado da cidade, gerando benefícios às comunidades urbanas e rurais e a satisfação do visitante.

Palavras chave: Arquitetura e Urbanismo, Café, Patrimônio Histórico.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BOTELHO, C. M. A. Fazendas paulistas do ciclo do café: 1756-1928. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

COSTA, L. apud: ANDRADE, L. A. D. Vale do Paraíba: sistemas construtivos. 1984. Dissertação (mestrado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984, p. 03.

FERRÃO, André Argolo. Arquitetura do café. Campinas. Editora da Unicamp; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

FIGUEIREDO, João Carlos. O Ciclo do Café (1756-1930). Ribeirão Preto: Engenho e Arte Multimídia, 1996.