BIOLOGIA ITINERANTE: AUXILIANDO A PRÁTICA DO ENSINO DE BIOLOGIA

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Violin HENRIQUE
Fernanda Sasso GIOLO
Ana Carolina da Cruz RUIS
Marisa Mauricio Carrasco DIONISIO

Resumo

Segundo Krasilchik (2004), apesar dos grandes avanços da ciência e da tecnologia, as metodologias de ensino ainda continuam muito tradicionais, o trabalho escolar na maioria das vezes, acontece dissociado do cotidiano do aluno e se apresenta ineficiente no objetivo de promover uma educação científica. É baseado nesses estudos e buscando suprir essa demanda de novos recursos que possam auxiliar o ensino, os alunos do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Votuporanga, promoveram aulas, em escolas dos municípios de Votuporanga e Cosmorama do estado de São Paulo, que buscam mostrar aos alunos do ensino médio diversas informações e curiosidades, sobre o sistema reprodutor feminino e masculino, ensinos em genética, e a entomologia. O projeto foi apresentado para alunos do 2º e 3º ano do ensino médio, da escola Frei Arnaldo Maria de Itaporanga - ETEC, Sesi-SP na cidade de Votuporanga, e no município de Cosmorama para os alunos da escola Profª Ana Maria Segura e Profº Álvaro Duarte de Almeida. Com aulas expositivas, os alunos puderam conhecer modelos anatômicos do sistema reprodutor feminino e masculino, órgãos do corpo humano, aprender sobre o DNA, observando a extração do DNA de uma banana, e aprender sobre a entomologia, quais são e como é feito o processo de montagem de caixas entomológicas. Após a apresentação, os alunos esclareceram duvidas, e destacaram o modo que foi apresentado os temas, fazendo com que houvesse mais interação dos mesmos. A atividade em questão buscou proporcionar aos alunos uma visão mais abrangente e dinâmica sobre os temas, despertando o interesse de alguns alunos concluintes do 3º ano para o curso de Ciências Biológicas. Desta forma o grupo pretende continuar realizando o projeto, a fim de divulgar o conhecimento biológico.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS