BIOLOGIA ITINERANTE: AUXILIANDO A PRÁTICA DO ENSINO DE BIOLOGIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Segundo Krasilchik (2004), apesar dos grandes avanços da ciência e da tecnologia, as metodologias de ensino ainda continuam muito tradicionais, o trabalho escolar na maioria das vezes, acontece dissociado do cotidiano do aluno e se apresenta ineficiente no objetivo de promover uma educação científica. É baseado nesses estudos e buscando suprir essa demanda de novos recursos que possam auxiliar o ensino, os alunos do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Votuporanga, promoveram aulas, em escolas dos municípios de Votuporanga e Cosmorama do estado de São Paulo, que buscam mostrar aos alunos do ensino médio diversas informações e curiosidades, sobre o sistema reprodutor feminino e masculino, ensinos em genética, e a entomologia. O projeto foi apresentado para alunos do 2º e 3º ano do ensino médio, da escola Frei Arnaldo Maria de Itaporanga - ETEC, Sesi-SP na cidade de Votuporanga, e no município de Cosmorama para os alunos da escola Profª Ana Maria Segura e Profº Álvaro Duarte de Almeida. Com aulas expositivas, os alunos puderam conhecer modelos anatômicos do sistema reprodutor feminino e masculino, órgãos do corpo humano, aprender sobre o DNA, observando a extração do DNA de uma banana, e aprender sobre a entomologia, quais são e como é feito o processo de montagem de caixas entomológicas. Após a apresentação, os alunos esclareceram duvidas, e destacaram o modo que foi apresentado os temas, fazendo com que houvesse mais interação dos mesmos. A atividade em questão buscou proporcionar aos alunos uma visão mais abrangente e dinâmica sobre os temas, despertando o interesse de alguns alunos concluintes do 3º ano para o curso de Ciências Biológicas. Desta forma o grupo pretende continuar realizando o projeto, a fim de divulgar o conhecimento biológico.