COMO LIDAR COM O STRESS NO TRABALHO: GRUPO DE DISCUSSÃO E ORIENTAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Keila Akla Correia HABER
Thaís da Silva MEDEIROS
Lethicia Dias GOMES
Mariana Quináglia NOGAROTO
Adriana Silva de Oliveira BOTELHO

Resumo

Temas como saúde do trabalhador, Burnout, qualidade de vida, empatia, assertividade, lócus de controle e resiliência foram discutidos no grupo durante um semestre e abertos à população. Durante sua realização, procurou-se privilegiar o empoderamento dos participantes, considerando a subjetividade dos trabalhadores envolvidos. Através da intervenção, orientação e geração de autoconhecimento aos indivíduos enquanto profissionais objetivou-se a criação de um grupo interventivo de orientação e discussão sobre formas de como lidar com o stress no mundo do trabalho. A partir de pesquisas bibliográficas foram elencados temas de debate em grupo aberto a população. Em doze encontros, foram trabalhados os seguintes temas relacionados as organizações, sendo eles: Burnout; O mundo do Trabalho: A busca do sentido; O Stress no Trabalho; Coping: Estratégias de Enfrentamento do Stress; Empatia; Resiliência; Lócus de Controle no trabalho; Assertividade no Contexto Organizacional; Conflito Trabalho Família; Relações Interpessoais: Trabalho em equipe; Liderança e Vínculo do Indivíduo com o Trabalho: Comprometimento, consentimento e entrincheiramento e Qualidade de vida no trabalho.  Priorizando-se o atendimento das necessidades do grupo, assim como a fácil compressão, promoção de discussões e aplicações práticas do conhecimento adquirido. Constatou-se perante relatos dos participantes do grupo e observações a promoção de habilidades, repertórios e troca de vivencias no trabalho. Devido a apropriação conhecimentos entende-se que os participantes tornaram-se mais habilitados a desempenharem criticamente seu papel como trabalhador e sujeito.

Palavras- chave: Psicologia da Organizacional. Saúde do trabalhador. Burnout.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

CARNEIRO, l.l, FERNANDES, S.R.P. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 15(3), jul-set 2015, p. 257-270.

CREPOP; Saúde do Trabalhador no âmbito da Saúde Pública: referências para a atuação do(a) psicólogo(a); Disponível em < http://crepop.pol.org.br/novo/> Acesso em: 30/11/2015.

MARTINS, L. M. M. et al. Agentes estressores no trabalho e sugestões para amenizá-los: opiniões de enfermeiros de pós-graduação. Rev.Esc.Enf.USP, v. 34, n. 1, p. 52-8, mar. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2010000100010 > acesso em 27 de março de 2017.

ZANELI, J. C., Psicologia Organizações e Trabalho no Brasil, 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.