DIAGRAMAÇÃO DE REVISTAS COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DA REVISTA TRIP

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Danilo Fernando PAULICENA
Vera Lucia Guimarães REZENDE

Resumo

Esta monografia tem como objetivo analisar a importância da diagramação e do design gráfico na circulação e produção de revistas sob a perspectiva de que a paginação de um meio impresso é, da mesma forma que o texto, um artifício de persuasão. Para tal, será feita uma passagem pela bibliografia específica da história do design gráfico no jornalismo e da evolução do veiculo objeto de estudo, os quais nos servem de apoio para pensar de que maneira os recursos estéticos e gráficos têm contribuído para a permanência da revista impressa em circulação e na produção de conteúdo. Ao final, será realizado um estudo de caso da revista Trip, que com trinta anos de existência, é ganhadora de prêmios nacionais e internacionais, como três medalhas do New York Art Directors Club e finalista do Prêmio Esso de Jornalismo, nos últimos quatro anos, é uma das maiores referências em design gráfico, além do conteúdo segmentado do jornalismo contemporâneo, voltado para a diversidade e amplitude de temas que interessassem o público jovem. Sempre buscando se relacionar com o público jovem, a revista faz uso da diagramação como ferramenta de comunicação, para auxilio e complemento do conteúdo, dando ritmo e leveza às mensagens.

Palavras-chave: Diagramação; design gráfico; revistas; Trip.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

ALI, Fatima. A arte de editar revistas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem (Understanding media). 4ª ed. São Paulo: Cultrix, 1974.

SCALZO, Marília. Jornalismo de revista. São Paulo: Contexto, 2006.

SILVA, R. S. Diagramação: o planejamento visual gráfico na comunicação

impressa. 5ª ed. São Paulo: Summus, 1985.

Revista TRIP in <http://revistatrip.uol.com.br/ > Acesso em 25, 26 e 27. set.2016.