ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: REALISMO MÁGICO - DA FANTASIA AO COTIDIANO

Conteúdo do artigo principal

Igor FERNANDES
Karina de OLIVEIRA

Resumo

Este resumo pretende apresentar um projeto desenvolvido em escola parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Letras-Espanhol. O intuito dessa iniciativa foi o levar às aulas de língua espanhola a literatura latino-americana, do século XX, além de apresentar como se desenvolveu o Realismo Fantástico e o Boom literário, suas características, o contexto histórico e algumas obras significativas desse movimento. No que confere às etapas de desenvolvimento da atividade, de início, os bolsistas realizaram uma sondagem com os alunos a respeito do tema em questão. Em seguida, explanou-se acerca do Realismo Fantástico e o seu significado para os países da América Latina, tais como Argentina, Colômbia, dentre outros. Na sequência, os bolsistas leram e explicaram aos discentes o conto Algo de muy grave va a suceder en este pueblo, do aclamado escritor colombiano Gabriel García Márquez, para a sistematização das características do período apresentado. Como encerramento do projeto, os estudantes redigiram um conto e fizeram um desenho, ambos embasados no Realismo Fantástico. De um modo geral, o trabalho apresentou resultados positivos, uma vez que despertou o interesse do público em questão, além de recuperar a importância da literatura nas aulas de língua espanhola, incentivando, também, a leitura.

Palavras-chave: Língua Espanhola. Literatura. Realismo Fantástico 

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. Orientações curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2006. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2016

GARCÍA, Guillermo Hernández;ARTEGA, José Manuel Cabrales.Literatura española y lationoamericana. Del Romanticismo a la actualidad. SGEL: Madrid,2009

SEDYCIAS, J. O Ensino do Espanhol no Brasil: passado, presente, futuro. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.