EXPERIMENTAÇÃO: INTEGRAÇÃO ENTRE CLASSES INICIAIS E ENSINO MÉDIO PARA ENSINO DE CIÊNCIAS

Conteúdo do artigo principal

Jacqueline Ruiz Paggioro T. BARBOSA
Larissa Cristina BENTO
Maiara Agustini ZAGATO
João Vicente ESCREMIN

Resumo

Desde as primeiras séries do ensino brasileiro, os professores passam por problemas que vão da falta de infraestrutura até a ausência dos pais, tanto na vida pessoal quanto na vida acadêmica de seus descendentes (FREITAS, 2016). Uma das tarefas do professor é ultrapassar as barreiras que os alunos enfrentam em relação ao ensino de ciências. O aprendizado desses conteúdos é prejudicado devido ao desinteresse dos jovens e a forma maçante que ele tem sido aplicado nas escolas (OLIVEIRA, 2013). Buscando ultrapassar essas barreiras, o projeto diminui a lacuna entre o teórico e a prática, ensinando às turmas colegiais os conteúdos de química com experiências realizadas por eles mesmos, fazendo-os aplicar o conhecimento para os alunos do ensino fundamental e colocando-os em contato com as dificuldades que o professor passa em sala de aula. Assim, incentivando-os a se envolver e ainda levando para os alunos mais novos o contato com a química de forma simplista, deixando-os mais interessados e menos assustados pelo contato com a disciplina. O trabalho está sendo desenvolvido com o primeiro ano do ensino médio de uma escola particular do município de Fernandópolis-SP, onde os alunos, divididos em grupos de 2 ou 3 integrantes, pesquisaram experiências de ciências, consultando livros e sites. A viabilidade e os conceitos envolvidos nestes experimentos foram auxiliados pelos estagiários e professores orientadores e semanalmente foram elaborados e discutidos para a aplicação do projeto. Após esta fundamentação, os alunos serão reunidos numa espécie de feira, onde demonstrarão seus experimentos e explicarão com linguagem simples para os alunos das classes do ensino fundamental da mesma instituição. O projeto se encontra em andamento num trabalho de estágio que será avaliado após a realização da feira. Os resultados obtidos com as avaliações dos alunos das classes do ensino fundamental serão publicados em uma nova oportunidade.

Palavras-chave: Ensino de ciências; Interação entre classes; Aprendizagem motivada.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

FREITAS, E. de. A qualidade da educação brasileira. Disponível em: < http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/a-qualidade-educacao-brasileira.htm >. Acesso em: 27 ago. 2016

OLIVEIRA, J. C. Especialistas reclamam de deficiência no ensino da Matemática desde a educação básica.2013. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/451655-ESPECIALISTAS-RECLAMAM-DE-DEFICIENCIA-NO-ENSINO-DA-MATEMATICA-DESDE-A-EDUCACAO-BASICA.htm l>. Acesso em: 27 ago. 2016.

LÓES, J. O maior problema da educação do Brasil. 2016. Disponível em: < http://istoe.com.br/326686_O+MAIOR+PROBLEMA+DA+EDUCACAO+DO+BRASIL>. Acesso em: 27 ago. 2016.

ALMEIDA, E. C. S de. CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA: MOTIVANDO ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. X Encontro de Extensão - UFPB-PRAC. Disponível em: < http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/x_enex/ANAIS/Area4/4CCENDQPEX01.pdf >. Acesso em: 27 ago. 2016.