EXPERIMENTAÇÃO: INTEGRAÇÃO ENTRE CLASSES INICIAIS E ENSINO MÉDIO PARA ENSINO DE CIÊNCIAS
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Resumo
Desde as primeiras séries do ensino brasileiro, os professores passam por problemas que vão da falta de infraestrutura até a ausência dos pais, tanto na vida pessoal quanto na vida acadêmica de seus descendentes (FREITAS, 2016). Uma das tarefas do professor é ultrapassar as barreiras que os alunos enfrentam em relação ao ensino de ciências. O aprendizado desses conteúdos é prejudicado devido ao desinteresse dos jovens e a forma maçante que ele tem sido aplicado nas escolas (OLIVEIRA, 2013). Buscando ultrapassar essas barreiras, o projeto diminui a lacuna entre o teórico e a prática, ensinando às turmas colegiais os conteúdos de química com experiências realizadas por eles mesmos, fazendo-os aplicar o conhecimento para os alunos do ensino fundamental e colocando-os em contato com as dificuldades que o professor passa em sala de aula. Assim, incentivando-os a se envolver e ainda levando para os alunos mais novos o contato com a química de forma simplista, deixando-os mais interessados e menos assustados pelo contato com a disciplina. O trabalho está sendo desenvolvido com o primeiro ano do ensino médio de uma escola particular do município de Fernandópolis-SP, onde os alunos, divididos em grupos de 2 ou 3 integrantes, pesquisaram experiências de ciências, consultando livros e sites. A viabilidade e os conceitos envolvidos nestes experimentos foram auxiliados pelos estagiários e professores orientadores e semanalmente foram elaborados e discutidos para a aplicação do projeto. Após esta fundamentação, os alunos serão reunidos numa espécie de feira, onde demonstrarão seus experimentos e explicarão com linguagem simples para os alunos das classes do ensino fundamental da mesma instituição. O projeto se encontra em andamento num trabalho de estágio que será avaliado após a realização da feira. Os resultados obtidos com as avaliações dos alunos das classes do ensino fundamental serão publicados em uma nova oportunidade.
Palavras-chave: Ensino de ciências; Interação entre classes; Aprendizagem motivada.
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Referências
FREITAS, E. de. A qualidade da educação brasileira. Disponível em: < http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/a-qualidade-educacao-brasileira.htm >. Acesso em: 27 ago. 2016
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