FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS PARA MICROS E PEQUENAS EMPRESAS: UM DIFERENCIAL COMPETITIVO?

Conteúdo do artigo principal

Yris Laiani de Fatima Silva FARIA
Marisa Aparecida FERREIRA

Resumo

As micro e pequenas empresas são imprescindíveis para o desenvolvimento socioeconômico do País, visto que contribuem com a geração de emprego e renda. Apesar disso, tem alto índice de fracasso, que segundo estudos do SEBRAE é atribuído a falta de gestão, planejamento e controle financeiro. O presente estudo, portanto, teve o cunho quali-quantitativo objetivando analisar a administração das pequenas empresas em relação à utilização das ferramentas administrativas. Essas têm como finalidade oferecer condições aos gestores para melhorar o desempenho por meio da criação de novas estratégias alcançando melhorias contínuas nos processos organizacionais, eliminando desperdícios e aumentando eficiência na produção e na prestação de serviços. As ferramentas em estudo são: Analise SOWT- explorando os ambientes internos e externos e assim os pontos fracos e fortes da organização; Balanced Scorecard- permitindo uma visão integrada e balanceada da organização com base nas quatros perspectivas: finanças, clientes, processos internos/aprendizado e crescimento; Planejamento Estratégico- abrangendo o todo de uma organização, tendo como característica ações em longo prazo, cujo princípio é a definição de metas e objetivos; e o Fluxo de Caixa- controlando e planejando as finanças, analisando a  geração de fluxo de informações, permitindo um maior controle das movimentações financeiras da empresa: entrada e saída. Os resultados do estudo são que: 75% dos entrevistados conhecem ou já ouviram falar das ferramentas administrativas; 31% não utilizam o planejamento estratégico; 65,25% afirmam que Analise SWOT é uma ótima ferramenta; 68,75% avaliou o BSC como sendo um ótimo instrumento que auxilia no crescimento e desenvolvimento, porém para 31,25% as ferramentas não interferem nos resultados da empresa. Em relação ao fluxo de caixa 93,75% disse utilizar. Portanto, é possível observar que, apesar dos gestores conhecerem as ferramentas administrativas que garantem melhores resultados e um diferencial competitivo, ainda assim, nem todos utilizam e o planejamento estratégico é uma delas.

Palavras chaves: administração. ferramentas administrativas. micro e pequenas empresas.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4 ed. Elsevier, 2007 .

LONGENECKER Justin G.; MOORE, Carlos W.; PETTY, J. William. Administração de pequenas empresas: Ênfase na gerência empresarial. São Paulo: Makron Books, 1998.

DRUCKER, P.F.O melhor de Peter Drucker: a administração. São Paulo, Nobel, 2001.

SOBRAL, Felipe; PECI, Alketa. Administração: Teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo PearsosnPretince Hall, 2008