FIGURAS DE LINGUAGEM
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O projeto Figuras de Linguagem teve por objetivo aprofundar, esclarecer e aperfeiçoar de maneira dinâmica e alternativa os conceitos sobre as figuras de linguagem visto que é um assunto muito recorrente no exame nacional do ensino médio e em vestibulares, assim, foi apresentado aos alunos dos 3° anos A, B e C do ensino médio da Escola Estadual Profª Uzenir Coelho Zeitune. Os conceitos foram apresentados a partir de imagens e figuras exemplificadoras para que os discentes compreendessem e memorizassem facilmente com a intenção de que eles assimilassem os conceitos com objetos e diálogos ocorridos no seu próprio cotidiano. A metodologia utilizada durante a aplicação da atividade foi ferramentas formativas e análises de resultados e baseou-se nas teorias de Travaglia (2002), no que diz respeito à maneira como o professor aborda a gramática em sala de aula, Bechara (2009), para trabalhar os conceitos e explicações sobre as figuras retóricas, e Piaget (1973), para abordar a ludicidade por meio de jogos durante as aulas. Por meio do projeto contribuiu-se para a retenção de conceitos e exemplos facilitando ao aluno o aprendizado, e condiz com os objetivos da comunidade acadêmica por proporcionar ao discente um ensino de qualidade, com metodologias inovadoras e que possibilite apresentar assuntos relacionados ao Enem e vestibulares.
Palavras-chaves: Figuras de linguagem. Ensino lúdico. Análises de resultados
Detalhes do artigo
Referências
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª. Ed. Atualizada pelo Novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Lucerna: 2009
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? : novas exigências educativas e profissão docente / José Carlos Libâneo. 6. ed.- São Paulo : Cortez, 2002.
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympo Editora/UNESCO, 1973.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino da gramática no 1º e 2º grau. 1ª Edição. São Paulo: Cortez, 2002.