FORMAÇÃO EM HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: LEVANTAMENTO DE CARACTERÍSTICAS RELEVANTES

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Samira Floariano Muniz de FREITAS
Ana Paula Bissi GODOY
Talita Pereira DIAS

Resumo

O professor tem fundamental importância no desenvolvimento socioemocional dos alunos e, desenvolver habilidades sociais educativas pode favorecer que o professor desempenhe esse papel. No entanto, na maioria das vezes, tal profissional não é capacitado para isso em sua formação inicial. Sendo assim, são necessárias capacitações e assessorias nessa área. Esta pesquisa teve como objetivo levantar aspectos relevantes, na perspectiva do professor, que seriam a base para o planejamento de uma capacitação potencialmente atrativa, viável e efetiva. Para coletar os dados foi elaborado um questionário com perguntas respondidas por 41 professores de crianças em idade pré-escolar de escolas de Educação Infantil. Os resultados indicaram que as características positivas de uma capacitação citadas pelos professores foram: tema estar de acordo com a realidade escolar (16), serem práticas e dinâmicas (16), e ter conteúdos atualizados e profissionais capacitados (9). Já as características negativas mencionadas foram: assuntos já tratados em capacitações anteriores (8), pouco dinâmica e interativa (8) e o tema não condizer com o cotidiano escolar (7). Quanto aos temas de maior interesse pelos professores, foram mencionados: a ludicidade no âmbito escolar (20), estratégias para a educação inclusiva (13) e indisciplina (12). Sobre as principais dificuldades no cotidiano escolar, foram citadas: indisciplina e agressividade das crianças (21), falta de interesse e atenção dos alunos (11) e falta de compromisso da família na escola (11). Com relação às expectativas dos profissionais, foram elencados: auxílio no estabelecimento de melhores relacionamentos (13), melhora no desempenho profissional (6) e troca de experiência entre os profissionais (4). Esses achados trazem subsídios para planejamento de capacitação em habilidades sociais com maior potencial de atratividade, engajamento e efetividade para os professores, os quais poderão desenvolver habilidades educativas que possibilitem criar situações interativas e educativas para desenvolvimento de habilidades sociais em seus alunos, ainda em idade pré-escolar.

Palavras chave: Formação continuada de professores; Habilidades sociais educativas; Educação infantil.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Um sistema de categorias de habilidades sociais educativas. Paidéia, v. 18, n. 41, p. 517-530, 2008.

ROSIN-PINOLA, Andréa Regina; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas. Revista brasileira de educação especial, v. 20, n. 3, p. 341-356, 2014.

SALVO, Caroline G. De; MAZZAROTTO, Ingrid HK; LÖHR, Suzane S. Promoção de habilidades sociais em pré-escolares. Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano, v. 15, n. 1, p. 46-55, 2005.