INSERÇÃO DO FUTEBOL AMERICANO COMO MODALIDADE COLETIVA NO ENSINO MÉDIO

Conteúdo do artigo principal

Adauto Júnior PREVIATO
Joianderson Santos MATOS
Anderson Bençal INDALÉCIO

Resumo

O futebol americano é um esporte muito popular nos Estados unidos e vem crescendo cada vez mais no Brasil, dentro desses pensamentos, o presente artigo tem como enfoque desenvolver uma reflexão sobre o Futebol Americano enquanto conteúdo na Educação Física escolar no Ensino Médio, vindo como uma nova opção para ser adotado por professores nas aulas de Educação Física do Ensino Médio, apresentando aos alunos uma nova cultura através do esporte. O estudo foi realizado na E.E Uzenir Coelho Zeitune no município de Votuporanga-Sp, com os escolares do primeiro ano do ensino médio do período da manhã. Com base no Caderno do Aluno de Educação Física 2016 Volume 2-1°Ano- Esporte- Sistemas de jogo e táticas em modalidade coletiva: O Rúgbi e o Futebol Americano. Foram aplicadas aulas teóricas e práticas, afim de fazer com que os alunos tenham uma vivencia em uma modalidade coletiva ainda não conhecida por eles. Nas aulas teóricas foi mostrado um pouco da sua história, de como é jogado, equipamentos e algumas curiosidades, na parte prática foi desenvolvido fundamentos que trabalham as capacidades encontradas no esporte e um jogo pré-desportivo. Os alunos devem compreender essa relação como algo indissociável, ou seja, quanto melhor a técnica, melhor a capacidade de pensar e executar as estratégias de ataque e de defesa. A ideia é valorizar tanto as táticas construídas para as situações de ataque quanto para as situações de defesa. A coleta de dados foi através de perguntas feitas aos alunos, com base no que foi desenvolvido nas aulas, foi realizado uma entrevista junto a turma e o professor titular da sala, a partir de questões pré-elaboradas no qual os alunos e o professor teve liberdade para expressar suas opiniões sobre o assunto tratado. Durante as entrevistas, as respostas foram coletadas por meio de recurso de gravação de áudio e posteriormente foram transcritas afim de apresentarmos o resultado da pesquisa.

Palavras-chave: Esporte. Futebol americano. Ensino Médio. 

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

MATTOS, Mauro Gomes De; NEIRA, Marcos Garcia. Educação física na adolescência: construindo conhecimento na escola. 3 ed. São Paulo: Phorte editora Ltda., 2000. 79-81 p.

SÃO PAULO. Educação Física: Ensino Médio 1ª série ¿ Caderno do Professor. Volume 2, São Paulo, 2014.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: Questões e reflexões. 2 ed. Rio de janeiro: Guanabara koogan, 2003. 19-37 p.