INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS EM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA DE ALUNOS DO 3º ANO
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Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre as melhores estratégias para se trabalhar as dificuldades de aprendizagem na escrita em sala de aula. A hipótese orientadora dessa pesquisa consiste em considerar se o aluno estará alfabetizado no término do 3º ano, do ensino fundamental, de acordo com o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, que prevê toda criança alfabetizada até os oito anos de idade, ou se cada aluno tem seu próprio ritmo de aprendizagem. É uma pesquisa de campo que contou com observações em sala de aula e análise de avaliações diagnósticas realizadas com alunos do ciclo escolhido. Inicialmente foram abordados aspectos da leitura e escrita, diferenciação entre dificuldades, transtornos e distúrbios de aprendizagem, seguindo para as questões relacionadas às propostas pedagógicas de alfabetização para o 3º ano do ensino fundamental. Ao final da pesquisa, chegamos ao entendimento que nem todas as crianças estão aptas a serem alfabetizadas até os oitos anos de idade e que cada um tem seu próprio ritmo de aprendizagem devendo o professor trabalhar de forma diferenciada os alunos que apresentam dificuldades de leitura e escrita para que possam construir de maneira uniforme o conhecimento e progredir nas aprendizagens adquiridas.
Palavras-chave: Dificuldades de leitura e escrita. Intervenção pedagógica. Professor.