JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO, ESTIMULANDO O LÚDICO: BRINCANDO COM AS LETRAS E COM AS PALAVRAS PARA SE ALTO DESENVOLVER

Conteúdo do artigo principal

Talita Pereira DIAS
Joyce Soares de SOUZA
Thalita Binati DIAS
Anderson Bençal INDALÉCIO

Resumo

O jogo e a brincadeira podem ser estratégias educacionais integradas às diversas experiências vivenciadas através da linguagem do brincar. Além do prazer que a atividade lúdica promove é importante considerar a atitude de seriedade com que a criança se dedica à brincadeira. Sabemos da importância do brincar para formação e desenvolvimento social e cognitivo das crianças e precisamos estar muito mais que atentos, mas preparados para a todo o momento que esta prática infantil for questionada quanto à fonte de aprendizagem. A partir deste levantamento desenvolvemos um trabalho com 10 crianças do centro CEM Prof Neyde Tonanni Marão, Votuporanga /SP, com o objetivo de desenvolver uma proposta interdisciplinar integrando teoria e prática, visando contemplar o preparo e evolução dos processos de desenvolvimentos humanos, nas dimensões afetivas, emocionais, sociais e cognitivas, das crianças do Ensino Fundamental. Ao final desde processo vivenciamos uma melhora significativa no desenvolvimento destas crianças, tanto no contexto escolar como em seu meio sócio cultural. Todas apresentaram alto controle diante de situações problemas, desenvolvendo as atividades propostas de maneira rápida e racional, as atividades elaboradas sempre apresentando o lúdico como característica principal, entretanto com seu conteúdo alfabetizador. Conclusivamente é preciso considerar, no trabalho pedagógico das instituições escolares, que as crianças têm necessidades físicas e emocionais imprescindíveis à construção de vínculos afetivos, os quais se consolidam através das demonstrações sinceras de afeto e atenção às características individuais, concorrendo para sentirem-se especiais e respeitadas.

Palavras-chaves: Importância do Brincar; Necessidades Físicas e Emocionais; Desenvolvimento Social e Cognitivo.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS