LÍNGUA ESPANHOLA E CULTURA: A TRAJETÓRIA DE EVA PERÓN

Conteúdo do artigo principal

Thaíse Gonçalves DIAS
Karina de OLIVEIRA

Resumo

Este resumo pretende apresentar um projeto desenvolvido em escola parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Letras-Espanhol. O intuito do trabalho foi aproximar os estudantes de língua espanhola da cultura e da história de um país hispano-falante, mais especificamente a Argentina, por meio de uma de suas figuras femininas de maior relevância: Eva Perón (Evita). O referencial teórico conta com estudos de Laraia (2001), Moran (2004), Teixeira (2013) e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). No que tange ao desenvolvimento das atividades, de início, foi selecionado um documentário produzido por um canal de televisão educativo argentino denominado ¿Encuentro¿, que narra a história e os feitos de Evita. Além do conteúdo histórico e cultural, os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma prática auditiva em língua espanhola, e auxiliados pela bolsista responsável pelo projeto e pela professora da turma, foram feitas pausas durante a projeção do vídeo, para que pudessem ser sanadas possíveis dúvidas acerca do documentário como um todo. Em seguida, os alunos, por meio de pesquisa, escolheram a imagem de uma figura feminina importante na história de outros países falantes da língua espanhola e alguns dados sobre sua trajetória. A seguir, foi realizada uma exposição com as imagens e as investigações dos alunos e, por fim, foi montado um mural com todo o material, expondo a pesquisa à comunidade escolar. Portanto, os resultados obtidos foram satisfatórios, visto que os estudantes conheceram a história e a cultural de alguns países falantes da Língua Espanhola, em especial, por meio de figuras femininas, como Eva Perón, que romperam paradigmas, e fizeram história em áreas que a mulher ainda não era aceita.

Palavras chave: Argentina. Cultura. Língua Espanhola.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998

LARAIA, Roque de Barros. Cultura um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

MORAN, José Manoel. MASETTO, Marcos Tarciso, BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. Campinas-SP: Papirus, 2004.

TEIXEIRA, Cássia dos Santos. Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem. In: Trama, n.18, p.115-127 jul./dez.,2013.