LÍNGUA ESPANHOLA E CULTURA: CHE GUEVARA – DA MEDICINA À GUERRILHA

Conteúdo do artigo principal

Amanda Salgado da SILVA
Karina de OLIVEIRA

Resumo

Este resumo pretende apresentar um projeto desenvolvido em escola parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Subprojeto Letras-Espanhol. O propósito da atividade foi tratar de um ícone da cultura latino-americana: Che Guevara e sua trajetória de médico a líder guerrilheiro, mostrando as diferentes facetas que esta personagem assumiu ao longo de sua vida. No que diz respeito às etapas de desenvolvimento do trabalho, de início, realizou-se uma aula expositiva abordando a vida e os feitos de Guevara antes da guerrilha. A seguir, os discentes assistiram ao filme Diários de Motocicleta (2004), de José Rivera, mostrando Ernesto (Che) e Alberto, seu melhor amigo, em uma viagem pela América Latina. Depois de conhecer o jovem médico e idealista, os estudantes conhecerem outros pontos de vista acerca de Guevara, mais especificamente no papel de um cruel guerrilheiro. Na sequência, houve um debate para averiguar a opinião dos alunos no que diz respeito a Che Guevara. Por último, eles realizaram uma produção textual, em espanhol, cujo tema foi: Quem foi Che Guevara?. Para concluir, notou-se que o projeto propiciou conhecimentos sobre as disputas entre capitalismo e comunismo; sobre a situação política, econômica e financeira, de países da América Latina; desenvolveu a competência oral na língua estrangeira, por meio de gêneros orais; e, finalmente, contribuiu para estimular a criticidade e a capacidade argumentativa entre os estudantes.

Palavras-chave: América Latina. Ensino de Língua Espanhola. Che Guevara.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998

LARAIA, Roque de Barros. Cultura um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

MORAN, José Manoel. MASETTO, Marcos Tarciso, BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. Campinas-SP: Papirus, 2004.

TEIXEIRA, Cássia dos Santos. Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem. In: Trama, n.18, p.115-127 jul./dez.,2013.