LÍNGUA INGLESA E IDENTIDADE SOCIAL: O CONCEITO DE ESTEREÓTIPOS NA SALA DE AULA

Conteúdo do artigo principal

Calebe Luís de CASTRO
Mariani Nunes BRASIL
Cássia Natalia de Paula FERREIRA
Camilo Augusto Giamatei ESTELUTI

Resumo

O presente trabalho consiste em expor resultados obtidos a partir de um projeto desenvolvido no Pibid Letras-Inglês, que atua na escola Profa Uzenir Zeitune Coelho, de Votuporanga-SP. O intuito foi desenvolver nos alunos um senso-crítico por meio da língua inglesa sobre pré-conceitos que são criados de pessoas que não se assemelham ao que a sociedade coloca como tradicional ou correto. O projeto de fundamentou em estudos de Pereira (2002), o qual diz que a ampliação do conhecimento psicológico permite descrever como e em que situações o estereótipo atua, além de especificar de que maneira pode ser amenizado ou ter sua ação inibida. A atividade se iniciou apresentando aos alunos o conceito de estereótipos e preconceito e, após, foram exibidos vídeos em inglês com legenda sobre o tema, a partir dos quais abriu-se uma roda de conversa sobre experiências deles ou de terceiros que eles tinham conhecimento. Foi explicado a eles o significado da palavra Label, ou seja, rótulo, e solicitado que elaborassem uma frase a partir dessa palavra. A melhor frase ganharia um prêmio e um ponto na nota. A finalização do trabalho se deu na sala de aula com os alunos elaborando as frases solicitadas, onde ocorreu um sorteio e um prêmio para a escolhida, e assim as frases foram expostas no pátio da escola para conhecimento de todos.

Palavras-chave: Ensino de língua inglesa. Estereótipos. Senso crítico. 

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

SIGNORINI, I. (Des)construindo bordas e fronteiras: letramento e identidade social. In. Língua(gem) e Identidade. São Paulo: Mercado de Letras, 1998.

DUTRA, F. S. Letramento e Identidade: (Re)construção das Identidades Sociais de Gênero. In: L. P., org. Discursos de Identidade. São Paulo: Mercado de Letras, 2003. p. 135-180.

PEREIRA, M. E. Psicologia social dos estereótipos. São Paulo: E.P.U, 2002.

PEREIRA, T. A. C. Os estereótipos e os meios de comunicação. In: R. S., org. Discursos simbólicos da mídia. São Paulo: Loyola, 2005. p. 73-88.