MANIFESTAÇÕES DO ESTILO GÓTICO

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Isabela Alves CHIQUETTO
Marisa Cavalcante Diegues NARA
Paulo Rogério FERRAREZI

Resumo

Assim como qualquer outra cultura, o gótico é a representação de um conjunto de valores históricos muito peculiares, formando grupos de seguidores ao longo dos anos. Hoje o que se conhece do gótico é pouco, e um tanto preconceituoso. Assumem-se, atualmente, formas diferenciadas das originalmente conhecidas manifestações artísticas e culturais. Tais manifestações, muitas vezes desconhecidas pelo contingente escolar, geram pré-conceito e o pensamento equivocado de que quem adota o estilo é ateu. O gótico é um estilo de vida, exercido pelo livre-arbítrio apesar de, no geral, não se enquadrar na sociedade. O projeto teve como intuito promover o conhecimento de uma cultura diferente e desmistificar a rejeição acerca desse estilo de vida, bem como suas representações. O preconceito está instaurado no diferente, naquilo que não se tem conhecimento de causa. O estilo gótico sofre julgamentos, desde a apresentação de um conto que trata do obscuro, músicas com um timbre diferenciado, até as pessoas que se vestem com roupas escuras, fechadas e acessórios, geralmente de metal. Contudo é perceptível que o estilo vem se transformando, ao longo dos anos, em algo um pouco mais leve, no qual as músicas são mais líricas, as roupas são um pouco mais abertas, leves e com cores mais variadas. Sabe-se segundo Camila Mello (2008),  Na literatura gótica, a evocação do estranho e do abjeto representa formas de ler a realidade, de expor contextos, como se tais estratégias fossem lentes especiais que afetam a narrativa. Portanto a apresentação de tal conteúdo, foi uma maneira de confrontar a realidade implícita, provocando o conhecimento de mundo. Foi proposto aos alunos a busca de inspiração nas histórias do estilo gótico e por meio do conhecimento adquirido e das experiências, sendo assim, os alunos puderam colocar o conteúdo em prática.

Palavras chave: Estilo Gótico, Preconceito, Manifestações culturais góticas. 

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

CANDIDO, Antônio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989.

OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de; CAMILO, Adriana Almeida; ASSUNÇÃO, Cristina Valadares. Tribos urbanas como contexto de desenvolvimento de adolescentes: relação com pares e negociação de diferenças. Temas em Psicologia. Ribeirão Preto, v. 11, jun. 2003. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2003000100007>. Acesso em: 05 mar. 2016.

MELLO, Camila. A escrita gótica. Cadernos do CNLF, p. 18. Rio de Janeiro: Cifefil, 2008.

TODOROV, Tzvetan. Introdução á literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2004.