O HÓSPEDE DE DRÁCULA: UMA ANÁLISE À LUZ DA LITERATURA GÓTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho corresponde a uma monografia do curso de Letras, finalizada no ano de 2015, e teve como objetivo analisar integramente o conto. O hóspede de Drácula (STOKER, 1914), levando em conta enredo, personagens, tempo, espaço, ambiente e narrador. Esta análise foi feita com fundamentação teórica em autores como Gancho (2006) e Todorov (1981). Também focalizamos nas características góticas com o intuito de ressaltar elementos, tais como o personagem vampiro e os ambientes antiquados presentes no conto. Como estratégia teórico-metodológica, esta pesquisa se baseou em autores como Botting (1996), Hogle (2002) e Rossi (2008) na constituição da literatura gótico-fantástica, bem como do personagem vampiro. Além da análise da presença gótica relacionada a incidentes misteriosos, também discorremos sobre o surgimento e a presença do fantástico e da ficção vampírica na literatura, com referência em Todorov (1981) e Ferreira (2002). Para concluir, o conto. O hóspede de Drácula¿ abrange todos os elementos presentes em cada capítulo, tais como: espaço gótico, elementos da ficção vampírica, vampirismo psíquico, e o fantástico. Elementos essenciais que tornam a figura do vampiro criada por Stoker, uma das mais fantásticas do mundo da literatura, mesmo que por trás da máscara do vampiro estão todos os males criados pelo homem.
Palavras-chave: Literatura Inglesa. Vampiro. O hóspede de Drácula.
Detalhes do artigo
Referências
FERREIRA, C. V.(Org.). Voivode: estudos sobre os vampiros. Jundiaí: Pandemonium, 2002.
ROSSI, A. D. Manifestações e configurações do gótico nas literaturas inglesa e norte-americana: um panorama. Revista de Letras, São Luís de Montes Belos, v. 2, p. 55-76, jul. 2008.
STOKER, B. O hóspede de Drácula. In: COSTA, F. M.(Org.). 13 dos melhores contos de vampiros. Tradução de Flávio Moreira da Costa. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Tradução de Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Editora Perspectiva, 1992.