O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DA OBESIDADE INFANTIL

Conteúdo do artigo principal

Tamara Freire RODRIGUES
Anderson Bençal INDALÉCIO

Resumo

O número de crianças obesas e com sobrepeso apresenta crescimento considerável contexto da sociedade industrializada nas últimas décadas, deste modo, tal fenômeno incrementam as probabilidades destes indivíduos se tornarem adultos obesos numa proporção três vezes maior do que uma criança com o peso normal. Esta perspectiva caracteriza-se como uma verdadeira epidemia mundial, com múltiplos fatores e inúmeras consequências, configurando um desafio para os profissionais de Educação Física que atuam com processos educativos na infância. Verifica-se que prevenir ainda é a melhor opção para evitar problemas no futuro a este respeito. O presente trabalho tem como objeto de estudo o papel do professor no contexto da obesidade infantil. A metodologia aplicada nesta pesquisa pauta-se na revisão da literatura com o foco na investigação do papel do professor de Educação Física escolar diante da obesidade infantil, assim como as causas que levam a esse problema e consequências de ser uma criança obesa. Os resultados acerca da pesquisa realizada apontam que os professores de Educação Física não podem desenvolver apenas a temática saúde e respectivamente obesidade no âmbito escolar, pois deve tratar de outros conteúdos ao longo do ano letivo, entretanto a adequação de ações e práticas educativas que possibilitem a compreensão dos alunos sobre esta temática são imprescindíveis no processo educativo de crianças com sobrepeso e obesidade, ou mesmo considerando um trabalho preventivo sobre o assunto.

Palavras-chave: Obesidade infantil. Trabalho docente. Escola.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BARBOSA, Vera Lucia Perino; Prevenção da obesidade na infância e na adolescência. Barueri SP. Editora Manole, 2004.

FISBERG, Mauro; Atualização em obesidade na infância e adolescência. São Paulo. Editora Atheneu, 2005.

GUEDES, Dartagnan Pinto; GUEDES, Joana E.R.P. Controle do peso corporal, composição corporal, atividade física e nutrição. Londrina, Paraná. Editora Midiograf. 1998.

VIUNISKI, Nataniel. Obesidade infantil: guia prático para prevenir enfrentar e tratar este problema. ed. 2. Rio de Janeiro. Editora Epub, 2005.