OS BASTIDORES DO MOTOCROSS PROFISSIONAL NO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Dante Lupo PARRA
Aleph Teruya EICHEMBERG

Resumo

O MotoCross é um esporte pouco divulgado e reconhecido no Brasil. Apenas meios segmentados dispõem de informações sobre este tema. Além dessa escassez, é difícil encontrar conteúdo sobre os bastidores desse meio, tornando esta área pouco explorada em nosso país. Essa dificuldade de notícias em mídias tradicionais e o pouco acesso que temos às particularidades da vida dos atletas causaram um interesse em mostrar esse lado menos divulgado. O presente trabalho abordará as curiosidades que envolvem os bastidores da vida dos pilotos profissionais, e pode ser de grande importância para despertar o interesse de público e mídia.  A proposta é que os próprios atuantes da modalidade contem as histórias, pois eles são os que mais entendem do assunto, afinal, vivem do MotoCross. Além do artigo cientifico, os relatos vão ser contados por meio de um vídeo documentário. Essa mídia foi escolhida, pois nos dá a possibilidade de mostrar algumas das emoções que são vivenciadas durante a carreira dos pilotos. Outro fator que nos leva a pesquisar sobre os bastidores, é que essa abordagem possa abrir um leque de novos estudos e pesquisas na área, contribuindo para o esporte com maior divulgação e oportunidade dos pilotos mostrarem o que existe além das competições. Este trabalho busca primeiro entender o esporte, depois como ele é no Brasil, para afunilar nas peculiaridades da vida dos atletas profissionais.

Palavras-chave: MotoCross. Bastidores. Brasil. Profissional.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

FLAIRE, Celestino Jr. 70 anos... e acelerando: depoimento de Roque Colman. [Fevereiro, 2016]. São Paulo: Revista Dirt Action. Ano 20

PUCCINI, Sérgio. Roteiro de documentário. Da pré-produção à pós-produção. 3ª ed. Campinas-SP: Papirus, 2012.

BENZATTI, Dinno. Momento moto: A história do Motocross no Brasil. (Publicado 17 de maio. 2015). Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=AeOjNj3fwOc>. Acessado em: 03 de maio de 2016.

HAAS, Mau. O que podemos fazer para melhorar o MotoCross brasileiro?: Depoimento de Milton Chumbinho Becker. BRMX, Materiais especiais. (Publicado 08 de abril. 2016). Disponível em <http://brmx.com.br/o-que-podemos-fazer-para-melhorar-o-motocross-brasileiro-personalidades-respondem/>. Acessado em 05 de maio de 2016.