PROJETO: CAUSOS E LENDAS: A TRADIÇÃO ORAL PERPETUANDO OS MITOS REGIONAIS

Conteúdo do artigo principal

Isabela Alves CHIQUETTO
Marisa Cavalcante Diegues NARA
Paulo Rogério FERRAREZI

Resumo

O projeto proporcionou aos alunos do ensino médio da E. E.Dr. José Manoel Lôbo, em Votuporanga/SP, a oportunidade de conhecer ou rever as lendas regionais e urbanas, contadas como “causos” nos encontros familiares, nas rodas de conversa, em festas típicas, etc, que povoam o imaginário regional, compondo um acervo cultural  ao qual eles tiveram acesso por meio de entrevistas que serviram de base para a composição do produto final. Os alunos conheceram o repertório dos colegas, no que se refere às histórias que são contadas pelos avós aos pais, que repassam aos filhos, que por sua vez as perpetuam recontando-as. Foram-lhes apresentados alguns mitos e lendas que fazem parte da cultura da nossa região, enfatizando-se o caráter geralmente fantasioso dos mesmos, que têm sido transmitidos através da prática da oralidade. Além disso, os discentes receberam conceitos básicos do que é cultura popular, proporcionando-lhes os subsídios necessários para que pudessem conduzir adequadamente as entrevistas das quais extrairiam o material para o produto final.Utilizou-se, de acordo com a proposta de inserção de meios digitais como forma de otimizar a aprendizagem (SANTOS, YOKOYAMA,2014), um endereço de e-mail para facilitar, não apenas o envio de material para correção, como também a comunicação entre os alunos e as bolsistas PIBID. O projeto realizou-se em três encontros, que serviram para conhecimento do assunto, captação de material e produção de textos. Durante a realização dos trabalhos, os alunos puderam fazer uso do endereço eletrônico para enviar material e solucionar dúvidas remanescentes. Os trabalhos foram exitosos e atingiram os objetivos preconizados, proporcionando uma forma prazerosa e diferente de apreensão de conteúdo.

Palavras-chave: Causos; Lendas; Cultura.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

ARANTES, Antonio Augusto. O que é cultura popular. São Paulo: Brasiliense, 2007. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Ensino presencial + aulas on-line: uma combinação que dá certo - Aline Lilian dos Santos e Ana Paula Yokoyama. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/ei/article/view/35644/34451 Acesso em: 27/04/2016.

LINHARES, T. R. S. Folcloreando na escola. Disponível em: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.phtml?cod=2008&cat=Ensaios. Acesso em 23 jul. 2007.

LISBOA. H. Literatura oral para a infância e a juventude. Lendas, contos e fábulas populares. São Paulo: Cultrix,1968.