PROJETO PIBID-2016 ALFABETIZAÇÃO: DIVERSIFICAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO CAMINHO PARA APRENDIZAGEM
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Resumo
O presente estudo reflete sobre um desafio para a educação, especificamente quanto à possibilidade de garantir uma aprendizagem transformadora com foco na alfabetização, sendo que é nessa fase que os alunos passam por um processo de interiorização de seus costumes que levará para a vida adulta. O objetivo desta pesquisa é descrever uma proposta interdisciplinar dando ênfase no processo de alfabetização, agregando teoria e prática, visando contemplar o preparo e evolução dos processos de desenvolvimento humano nas dimensões: afetiva, emocional, social e cognitiva de crianças matriculadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A aplicação didática foi realizada com alunos de seis a nove anos, na escola ¿Prof. Benedito Israel Duarte¿ em Votuporanga/SP, durante o 1º semestre de 2016. O tema alfabetização foi abordado devido à dificuldade dos alunos nesse processo. De modo geral, percebeu-se uma evolução individual dos educandos que contribuiu para o desenvolvimento do objetivo do projeto e do grupo de forma coletiva. Dessa forma, observou-se estabelecimento de vínculo entre os pesquisadores e os alunos. Inicialmente, foram encontradas dificuldades para seleção de atividades que despertassem engajamento dos alunos. No decorrer da condução das atividades, foram identificadas formas mais adequadas de aplicá-las, optando por diversificar com atividades impressas, vídeos e práticas, tais como cartazes vídeos explicativos e atividades lúdicas. Ainda, foi possível analisar o tempo gasto pelos alunos para realizar cada atividade e, assim, essas foram organizadas conforme o objetivo e o tempo estimado. A proposta encontra-se em andamento e, até o presente momento, as observações dos pesquisadores indicam que os alunos: (1) têm curiosidade e afeição pelos materiais multimídias adotados; (2) apresentam maior compreensão do processo de alfabetização, mediante as atividades lúdicas desenvolvidas durante o projeto. Isso sugere que as práticas de ensino de alfabetização utilizando o lúdico como principal auxilio podem ser favoráveis para o aprendizado das crianças.
Palavras chave: Alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. Prática docente.
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Referências
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