SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: UM ENSAIO SOBRE ESTRESSORES ORGANIZACIONAIS NO ENSINO SUPERIOR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Síndrome de Burnout é caracterizada como consequência da vivência crônica do estresse de cunho ocupacional. Essa síndrome, atualmente, é considerada como uma epidemia mundial, cujos profissionais que sofrem de maneira mais incisiva com a mesma são os que trabalham com a educação, ou seja, os docentes. Tendo em vista essa realidade, este estudo teve como objetivo identificar as semelhanças e as diferenças entre as características da cultura e do clima de duas instituições de ensino superior, uma pública e uma privada, assim como o perfil dos docentes para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout, averiguação realizada por comparações. Como população, este trabalho contou com 21 docentes do curso de pedagogia, 11 da instituição pública e 10 da instituição privada. Como estratégia de coleta de dados, utilizou-se de quatro instrumentos quantificáveis, que são: Instrumento de caracterização do perfil docente; Escala de Clima Organizacional (ECO); Instrumento Brasileiro de Avaliação da Cultura Organizacional (IBACO) e Maslach Burnout Inventory (MBI). Como resultados, notaram-se semelhanças significativas nas variáveis investigadas que possibilitam o distanciamento de condições para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout nos docentes participantes da pesquisa, porém foi possível identificar variáveis que ao longo do tempo poderiam desencadear a Síndrome, visto que, a mesma se concebe na vivencia do estresse ocupacional de cunho crônico e a maioria dos docentes participantes do estudo compõe o corpo docente das instituições de ensino superior em um curto tempo. Visto esta realidade, aspectos de prevenção da Síndrome foram identificados, sendo extremamente importantes, pois os docentes do ensino superior, em relação a esta temática, são os menos estudados. Identificadas as possibilidades de análises, o estudo apresenta caráter de ensaio para pesquisas posteriores, pois se conclui com os seus resultados alcançados, que muitas variáveis devem ser investigadas em outras circunstâncias para comprovação ou refutação dos dados.
Palavras-chave: Síndrome de Burnout. Docentes. Ensino superior.
Detalhes do artigo
Referências
FERREIRA, Maria Cristina; ASSMAR Eveline Maria Leal. Cultura organizacional. In: SIQUEIRA, Mirlene. Maria Matias. et al. (Orgs). Medidas do comportamento Organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 123-138.
MASLACH, Christina; JACKSON, Susan. Maslach Burnout Inventory. Palo Alto, CA: Consulting Psychologist Press, 1986.
MARTINS, Maria do Carmo Fernandes. Clima organizacional. In: SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 29-40.
MASLACH, Christina. Burnout: A multidimensional perspective. In: SCHAUFELLI, Cover Wilmar; MASLACH, Christina; MAREK, Tadeusz. Professional Burnout: Recent developments in theory and research. New York: Taylor & Francis, 1993. p. 19-32.