UM ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA HUMANA

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Gabriela Ribeiro BARONI
Maristela da Silva JANJULIO

Resumo

Esta comunicação tem por objetivo analisar o processo de evolução da criança que tem uma percepção peculiar de captar o mundo e adquirir conhecimentos através de atividades lúdicas que promovem uma experimentação do espaço, das coisas a serem tocadas e sentidas. A infância é período de descobertas e brincadeiras, pois é por meio desta que a criança satisfaz suas necessidades, inserindo-se no mundo real. Pensando nisso, analisaremos quais os tipos de espaço podem expandir ou prejudicar tal processo evolutivo. Entretanto, para que isso ocorra será necessário abandonar a ideia de criança como um ser incapaz, tomando-a como o princípio da alma adulta, analisando a forma com que ela conhece e identifica o mundo, e como isso interfere em seu processo de desenvolvimento. Investigaremos como o ambiente, afeta a criança em seu processo de aprendizagem, pois esta é naturalmente instigada por sua necessidade de conhecimento. A perspicácia infantil a torna receptiva e interativa, por esta razão é um ser apto a ser afetado. A partir desta comunicação pretende-se dar vazão para a criação de espaços voltados à evolução infantil, de modo que estes possam vivenciar o espaço de forma criativa, afim de que desenvolvam seu intelecto. O intuito do projeto é criar um determinado lugar voltado ao desenvolvimento infantil, com pontos projetados para forçar uma suposta descoberta, pois, o ser humano é incentivado pelo desejo. O afeto que estes usuários despertam por estes espaços é fundamental para a formação de memórias, por esta razão um espaço que transpasse afeto, harmonia, segurança e, além de tudo, aguce a curiosidade dos indivíduos que o usam. Metodologicamente, partimos da fundamentação teórica pautada nos conceitos imagem da infância, devir-criança e uma formulação à educação do cuidado. (CECCEIM, 2016), e o de Homo Ludens (ALBORNOZ).

Palavras Chave: Espaços, Criança, Evolução

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

ALBORNOZ, Suzana Guerra. JOGO E TRABALHO: do Homo Ludens, de Johann Huizinga, ao Ócio Criativo, de Domenico De Masi. 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cpst/v12n1/a07v12n1.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2016.

BENJAMIN, Walter. OBRAS ESCOLHIDAS: MAGIA E T´CNICA, ARTE E POLITICA. 3. ed. SÃo Paulo: Editora Brasiliense, 1985. 253 p. 3 v.

CECCIM, Ricardo Burg; PALOMBINI, Analice de Lima. IMAGENS DA INFÂNCIA, DEVIR-CRIANÇA E UMA FORMULAÇÃO À EDUCAÇÃO DO CUIDADO. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v21n3/a03v21n3.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2016.

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