YOUTUBE COMO PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO MÚTUA

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Jheter Anderson DOMICIANO
Vera Lucia Guimarães REZENDE

Resumo

O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a importância do site de compartilhamento de vídeos YouTube como canal de comunicação para parcelas minoritárias da população discutirem assuntos que não possuem visibilidade nos meios de comunicação tradicionais. Para isso, será utilizada revisão bibliográfica e pesquisa exploratória para analisar as estratégias de comunicação do canal "Afros e Afins", de Nátaly Neri, que aborda aspectos da cultura negra de uma maneira informal para atingir seu público sobre a importância dos temas discutidos. A princípio, o trabalho evidenciará, utilizando autores como Marshall McLuhan, Manuel Castells e Zygmunt Bauman, o modelo clássico de comunicação, no qual a informação é disseminada a partir de um indivíduo privilegiado, para o público, que recebe o conteúdo de forma passiva; e o impacto da internet, que oferece aos seus usuários o poder de produzir e discutir assuntos que não recebiam o devido destaque. Sendo assim, é estabelecida a troca de informações que será avaliada de forma específica no YouTube. Por se tratar da cultura negra, conceitos antropológicos como "apropriação cultural" deverão ser explanados a fim de compreender o problema e analisar de que forma os seguidores são impactados. Para estudar o feedback recebido no site serão analisados os comentários publicados na própria plataforma para compreender como temas menos debatidos são refletidos na maioria da população.

Palavras-chave: YouTube. Comunicação. Minorias.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 260 p.

CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo (Org.). A sociedade em rede: do conhecimento à acção política. Portugal: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2005. Disponível em: <http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/a_sociedade_em_rede_-_do_conhecimento_a_acao_politica.pdf>. Acesso em: 01 set. 2016.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. 8. ed. São Paulo: Cultrix, 1996. 407 p.

RAMONET, Ignacio. A explosão do jornalismo. São Paulo: Publisher Brasil, 2012. 144 p.