A INFLUÊNCIA DO EQUILÍBRIO NO DESENVOLVIMENTO DE ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN
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Resumo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) avalia que a incidência da Síndrome de Down (SD) é de uma em mil crianças nascidas em todo o mundo. Por conta das alterações anatomofisiológicas causadas pela trissomia do cromossomo 21. A falta de coordenação motora e equilíbrio estão presentes no desenvolvimento dos adolescentes com a SD. Neste contexto, é necessário trabalhar o equilíbrio, para que os indivíduos atinjam seus marcos motores. Diante deste assunto, este estudo teve como objetivos: Investigar a relação entre o equilíbrio e o desenvolvimento motor de adolescentes com SD. Identificar os fatores que podem influenciar o equilíbrio em adolescentes com SD. A pesquisa é uma revisão bibliográfica, descritiva, valendo-se de artigos científicos em sites indexados e livros, utilizando-se como descritores as palavras-chave: síndrome de down, equilíbrio e adolescente. Indivíduos com SD geralmente têm algumas características físicas distintivas, que podem incluir olhos amendoados, prega palmar única (linha única na palma da mão), orelhas pequenas e de formato peculiar, língua protusa e uma tendência a serem mais baixos em estatura. Tem algum grau de deficiência intelectual, que pode variar de leve a moderada. O equilíbrio é uma habilidade motora limitada em crianças e adolescentes com SD. É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. A visão é de suma importância para que se tenha a captação de informações sensórias, no qual os ajuda a manter sua postura e seu equilíbrio. A visão também influencia no equilíbrio dos adolescentes com SD, quando ela é ocluída, os adolescentes apresentam baixo desempenho em comparação às condições experimentais "com visão¿. Em vista disso, a importância do sistema visual no controle postural foi evidenciada no presente estudo, assim como foi demonstrado na redução no equilíbrio com a oclusão da visão. Em contrapartida, deve ser levado em consideração que cada indivíduo tem suas próprias características, e terá respostas diferentes e um ritmo de desenvolvimento motor distinto. Constatou-se que a prática físico-esportiva regularmente adaptada afeta positivamente o equilíbrio e a força muscular de pessoas com SD. É importante notar que o treinamento do equilíbrio deve ser adaptado às necessidades individuais de cada adolescente com SD. Os profissionais da Educação Física, podem criar programas de exercícios específicos para melhorar o equilíbrio de acordo com as habilidades e desafios de cada pessoa. A partir desses resultados, pode-se concluir que o equilíbrio tem papel fundamental na qualidade de vida das pessoas com SD. A atividade física, melhora o equilíbrio estático e dinâmico, bem como o controle postural, a condição física e o desempenho das atividades da vida diária. Assim, sugere-se que mais atividades envolvendo o equilíbrio sejam realizadas, para que os adolescentes com SD consigam melhor desempenho e independência nas tarefas cotidianas. A intervenção precoce e contínua é muitas vezes fundamental para alcançar resultados positivos.
Palavras-chave: Síndrome de Down; equilíbrio; adolescente; desenvolvimento motor.