E-COMMERCE: DESDOBRAMENTO E IMPORTÂNCIA PARA A CONTEMPORANEIDADE PÓS-PANDEMIA

Conteúdo do artigo principal

Carlos Eduardo Da Costa Pereira, Pamela De Freitas Silva, Rafael Gregui

Resumo

Com a expansão do comércio no século XIX e o avanço da produção surgida com a Revolução Industrial fizeram com que, no início do século XX, as cidades se desenvolvessem e, consequentemente, tendo um aumento populacional, gerando novos produtos e serviços. Esse crescimento todo possibilitou o surgimento das inovações tecnológicas que vieram para somar no desenvolvimento do comércio. A globalização possibilitou que a internet alcançasse a todos os consumidores, facilitando o pagamento e proporcionando novos meios de consumo por intermédio das compras online, sistema embrionário se comparados com mercados internacionais, em especial o americano. Devido ao desenvolvimento do E-commerce no Brasil, os marketplace possibilitaram um maior interesse dos consumidores nessa modalidade de compra, com entregas à domicílio, facilidade e rapidez. O objetivo do trabalho é apresentar quais são os desdobramentos e a importância do e-commerce para a contemporaneidade após a pandemia. A metodologia utilizada foi de revisão bibliográfica, em livros e artigos, acompanhada de uma pesquisa qualitativa de campo, onde buscou-se conhecer o perfil dos consumidores do e-commerce, detalhamentos de utilização das plataformas, principalmente durante a pandemia. Os resultados obtidos com a utilização das pesquisas de campo, auxiliaram na interpretação dos dados e opiniões quanto ao e-commerce, onde constatou-se que mesmo com as dificuldades existentes, as facilidades se sobressaem, sendo próspero e promissor. A melhora quanto as técnicas de ciência e dados, garante a segurança para que se possa detectar comportamentos suspeitos, como envio e endereço de cobranças diferentes, opções de escolha de pagamento para qualquer endereço e indicadores de fraudes. Assim, conclui-se que o E-commerce, alavancado pela necessidade em tempos de pandemia, já se encontra consolidado entre os consumidores, além de demonstrar se ter campo para expansões, onde os consumidores obtêm tranquilidade e segurança, com entregas tempestivas no conforto de suas residências.


Palavras-chave: e-commerce; pandemia; empresas; marketplace

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS