EDUCAÇÃO AMBIENTAL: NATUREZA E CONTEXTO SOCIAL

Conteúdo do artigo principal

Daniela Fernandes SILVA
Maiara Cristina ESPADA
Maria da Graça Martins RIBEIRO

Resumo

O tema propõe uma reflexão crítica entre as reações da natureza e o ambiente social, apresentado no contexto escolar, em média, com 15 crianças de 6 a 9 anos, no CEM. Prof. Geyner Rodrigues, Votuporanga SP, escola conveniada ao programa PIBID\Capes- Unifev e tem como objetivo despertar, nas crianças, a consciência da importância que cada ser vivo tem no meio ambiente, relacionando a sua preservação e a nossa interdependência, nas responsabilidades de como preservar. Expõe informações e reflexões sobre a natureza e contexto social na sua descrição metodológica, com alunos do Ensino Fundamental, trabalhando com filmes, pesquisas e discussões. Associa as informações recebidas com as próprias experiências dos educandos, despertando neles sentimentos como: emoção, solidariedade e preservação, para não enxergarem os problemas como gráficos estatísticos, mas como problemas reais que devastam o mundo todo. Reflete sobre nossos erros diários contra a natureza, utilizando jogos de tabuleiro, que criam a oportunidade de refletir sobre as nossas ações e o ambiente transdisciplinar composto também, por animais ameaçados de extinção, no Brasil, o consumismo e a fome. Analisa os resultados significativos, em cada aula e, na maioria deles as crianças se mostraram indignadas ou chocadas e se dispunham criar soluções, interiorizando os conceitos trabalhados. Resultados estes que demonstram experiência enriquecedora dos bolsistas do PIBID, estimulando a autonomia, permitindo criar e recriar a própria metodologia, desenvolver planejamentos de atividades inovadoras e adquirir experiências na sala de aula.

Detalhes do artigo

Seção
EXATAS E TECNOLÓGICAS