LÍNGUA ESPANHOLA E CULTURA: O FIM DA “SIESTA” ESPANHOLA?

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Jonathan Luiz MARQUES
Naiara Munhoz TEIXEIRA
Karina de OLIVEIRA

Resumo

O trabalho pretende apresentar uma atividade desenvolvida no CEL (Centro de estudos de línguas), integrado à escola E.E Dr. José Manoel Lôbo, localizada em Votuporanga/SP. O projeto foi realizado em uma turma inicial, que pertence ao primeiro estágio do primeiro ano da turma de espanhol, com 20 alunos, cujo objetivo principal foi o de desenvolver um debate sobre a atual situação sociocultural da “siesta” espanhola, por meio de aulas expositivas e questionários dissertativos, para propiciar maior interesse dos alunos em trabalhar questões reflexivas sobre aspectos culturais, sociais e econômicos da Espanha. Primeiramente foi ministrada uma aula expositiva com apresentação em slides, contendo informações, curiosidades e a história sobre a “siesta”. Na sequência, foi aplicado um questionário dissertativo individual para promover a reflexão sobre o tema, além da explicação sobre o possível fim desse costume secular espanhol, graças à crise econômica que afetou os países europeus. Nesse momento, as atividade enfocadas foram as discussões, explanações e reflexões dos discentes no que se refere à uma conclusão sobre o assunto para a última fase deste projeto. Por fim, a sala foi dividida em dois grupos e foi realizado um debate em que, cada grupo explanava e defendia sua opinião sobre a problemática apresentada na aula expositiva. O debate propiciou um grande envolvimento tanto entre os grupos quanto entre a sala e as opiniões sobre a temática abordada foram diversas, demonstrando, assim, um respeito por diferentes perspectivas diante de um mesmo tema. Assim, estas práticas contribuem não apenas para o desenvolvimento da língua espanhola, mas também para a vida, pois os alunos são atores de seus próprios argumentos e decisões diante da sociedade.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS